RELAÇÕES ENTRE EXPERIÊNCIAS DE RECREAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5439Palavras-chave:
educação ambiental, recreação, experiências.Resumo
Através da recreação ambiental obtêm se múltiplos benefícios emocionais, comunicativos, físicos e cognitivos que impactam não só o desenvolvimento pessoal, mas também social, o que se reflete no sentimento de pertencimento e respeito ao meio ambiente. As atividades de recreação ambiental são realizadas em múltiplos espaços e momentos, com diversos objetivos, entre os quais estão os ligados à educação ambiental; a presente pesquisa foi realizada com o objetivo de descrever as relações entre experiências de recreação ambiental com educação ambiental, por meio do resgate de uma série de experiências de oito recreadores ambientais; são analisadas as experiências de cada informante, posicionados como protagonistas de suas histórias relacionadas à educação ambiental. Entre os resultados obtidos, destaca que as aprendizagens obtidas durante a formação académica e extra-académica têm permitido desenvolver práticas no campo profissional numa grande diversidade de contextos e responsabilidades; há quem organize atividades para crianças e adultos em espaços públicos e escolas privadas, bem como em instituições de ensino não formal, como jardins zoológicos, museus e áreas naturais protegidas; são agentes fundamentais na transmissão dos valores ambientais; uma das conclusões do estudo aponta que os recreadores ambientais podem incorporar ferramentas educacionais para melhorar as relações entre o ser humano e o meio ambiente.
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