Utilização da tecnologia digital da informação e comunicação e do desenho universal para aprendizagem nos processos de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5460Palavras-chave:
desenho universal para a aprendizagem, tecnologias digitais da informação e comunicação, alfabetização.Resumo
Este estudo tem como objetivo identificar práticas educacionais eficazes que integrem o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), com foco em analisar suas contribuições para o processo de alfabetização em contextos inclusivos. A metodologia utilizou-se da abordagem qualitativa conduzida por uma revisão sistemática da literatura sobre a interface entre DUA, TDIC, alfabetização na educação inclusiva, buscando em Scopus e SciELO resultando em 28 estudos iniciais (2015-2023), onde 7 artigos foram selecionados a partir de critérios estabelecidos. A análise de conteúdo identificou temas como ferramentas digitais, metodologias flexíveis, engajamento e barreiras. Essa pesquisa revelou que a integração do DUA com as TDIC amplia a acessibilidade e flexibiliza a alfabetização inclusiva, permitindo atividades pedagógicas adaptadas às necessidades de cada aluno. Recursos como audiodescrição e Libras são essenciais para alunos com deficiências, enquanto o papel ativo dos professores garante uma aplicação personalizada e sensível. A abordagem interativa e colaborativa fortalece a participação e equidade na educação, promovendo o desenvolvimento de competências de leitura, escrita e habilidades sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .