Utilização da tecnologia digital da informação e comunicação e do desenho universal para aprendizagem nos processos de alfabetização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5460

Palavras-chave:

desenho universal para a aprendizagem, tecnologias digitais da informação e comunicação, alfabetização.

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar práticas educacionais eficazes que integrem o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), com foco em analisar suas contribuições para o processo de alfabetização em contextos inclusivos. A metodologia utilizou-se da abordagem qualitativa conduzida por uma revisão sistemática da literatura sobre a interface entre DUA, TDIC, alfabetização na educação inclusiva, buscando em Scopus e SciELO resultando em 28 estudos iniciais (2015-2023), onde 7 artigos foram selecionados a partir de critérios estabelecidos. A análise de conteúdo identificou temas como ferramentas digitais, metodologias flexíveis, engajamento e barreiras. Essa pesquisa revelou que a integração do DUA com as TDIC amplia a acessibilidade e flexibiliza a alfabetização inclusiva, permitindo atividades pedagógicas adaptadas às necessidades de cada aluno. Recursos como audiodescrição e Libras são essenciais para alunos com deficiências, enquanto o papel ativo dos professores garante uma aplicação personalizada e sensível. A abordagem interativa e colaborativa fortalece a participação e equidade na educação, promovendo o desenvolvimento de competências de leitura, escrita e habilidades sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilia Soares de Oliveira , Universidade Estadual Paulista - UNESP

Possui graduação em Pedagogia pela PUC - GO, especialista em Atendimento Educacional Especializado pela UFC, especialista em Educação Especial pela Faculdade Delta, Neuropsicopedagogia pela Faculdade Futura. Mestranda do curso de Educação Inclusiva - PROFEI - UNESP Presidente Prudente.  

Cícera Aparecida Lima Malheiro , Universidade Estadual Paulista - UNESP

Possui graduação em Educação Física (Unesp). Licenciatura em Pedagogia (Uninove). Especialista em Gestão Educacional (Unesp). Especialista em Planejamento e Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF). Mestrado em Educação Especial (Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - UFSCar com apoio da FAPESP). Doutorado em Educação (Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar). Docente e orientadora no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - Unesp/Profei - na linha de pesquisa Tecnologia Assistiva e Inovação.

Downloads

Publicado

12-12-2024

Como Citar

OLIVEIRA , Marilia Soares de; MALHEIRO , Cícera Aparecida Lima. Utilização da tecnologia digital da informação e comunicação e do desenho universal para aprendizagem nos processos de alfabetização. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024054, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5460. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5460. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Processo formativo nas culturas midiática e tecnológica