Explorando a metodologia lúdica
jogo de dominó no ensino de ângulos para estudantes surdos
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5461Palavras-chave:
ensino de matemática, educação inclusiva, material acessível.Resumo
Este artigo investiga o potencial do uso de um jogo de dominó personalizado como ferramenta pedagógica no ensino de conceitos matemáticos abstratos, com ênfase no objeto de conhecimento ângulos, para alunos surdos. A motivação principal e justificativa é desenvolver uma metodologia inclusiva que supere as dificuldades enfrentadas por esses alunos no aprendizado dos conceitos. A problemática central é a necessidade de estratégias pedagógicas que promovam uma aprendizagem significativa e engajadora, considerando as particularidades dos alunos surdos. O estudo está fundamento nos referenciais teóricos da aprendizagem inclusiva, no ensino da matemática, na Psicologia Histórico-Cultural e materialismo histórico e dialético. A metodologia experimental adotou o uso de dominó personalizado, com peças representando diferentes tipos de ângulos, para facilitar a compreensão de conceitos abstratos de forma interativa para uma turma com dezoito alunos, sendo três com deficiência auditiva. Durante as atividades, observou-se uma melhoria na compreensão dos ângulos, aumento no engajamento e maior interesse dos alunos pela matemática. Além disso, o jogo favoreceu o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação, com o uso da Língua Brasileira de Sinais nas interações em grupo.
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