Explorando a metodologia lúdica

jogo de dominó no ensino de ângulos para estudantes surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5461

Palavras-chave:

ensino de matemática, educação inclusiva, material acessível.

Resumo

Este artigo investiga o potencial do uso de um jogo de dominó personalizado como ferramenta pedagógica no ensino de conceitos matemáticos abstratos, com ênfase no objeto de conhecimento ângulos, para alunos surdos. A motivação principal e justificativa é desenvolver uma metodologia inclusiva que supere as dificuldades enfrentadas por esses alunos no aprendizado dos conceitos. A problemática central é a necessidade de estratégias pedagógicas que promovam uma aprendizagem significativa e engajadora, considerando as particularidades dos alunos surdos. O estudo está fundamento nos referenciais teóricos da aprendizagem inclusiva, no ensino da matemática, na Psicologia Histórico-Cultural e materialismo histórico e dialético. A metodologia experimental adotou o uso de dominó personalizado, com peças representando diferentes tipos de ângulos, para facilitar a compreensão de conceitos abstratos de forma interativa para uma turma com dezoito alunos, sendo três com deficiência auditiva. Durante as atividades, observou-se uma melhoria na compreensão dos ângulos, aumento no engajamento e maior interesse dos alunos pela matemática. Além disso, o jogo favoreceu o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação, com o uso da Língua Brasileira de Sinais nas interações em grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo Gomes Luz, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática Pela Universidade do Tocantins (UNITINS). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Mestrando em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) pela Universidade Federal do Amapá.

Kélem Costa Dos Santos, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Possui graduação em ciências biológicas, especialista em educação especial e Mestranda em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) pela Universidade Federal do Amapá.

Janielle Da Silva Melo, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela UFMS. Mestrado em Ensino de Ciências pela UFMS. Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade. Professora adjunta da Universidade Federal do Amapá, Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva na linha de pesquisa Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva.

Downloads

Publicado

12-12-2024

Como Citar

LUZ, Raimundo Gomes; SANTOS, Kélem Costa Dos; MELO, Janielle Da Silva. Explorando a metodologia lúdica: jogo de dominó no ensino de ângulos para estudantes surdos. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024053, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5461. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5461. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Processo formativo nas culturas midiática e tecnológica