Práticas pedagógicas inclusivas italianas para estudantes com deficiência evidenciadas em artigos científicos
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2026v28id5476Palavras-chave:
educação especial/inclusiva, Itália, práticas pedagógicas.Resumo
Esta pesquisa possui como foco as práticas pedagógicas inclusivas, discutindo-se sobre os diferentes fatores que as permeiam, como os atores educacionais e suas relações, as políticas públicas e legislações locais, o planejamento educacional, assim como as ações e reações em vista a alunos com deficiência. Com isso, tem-se como objetivo analisar práticas pedagógicas inclusivas italianas específicas para estudantes com deficiência evidenciadas em artigos científicos. Para seu cumprimento, determinou-se a metodologia desta pesquisa como sendo de carácter bibliográfico, por meio de uma abordagem qualitativa e realizando-se a análise por meio da Análise de Conteúdo. A partir de tal, compreende-se que para uma prática pedagógica inclusiva ser considerada exitosa, dentre os diferentes fatores, as relações interpessoais entre professor-aluno, a variedade e disponibilidade na seleção dos recursos pedagógicos, a formação inicial e continuada para a prática do(a) professor(a) e as relações entre os profissionais da equipe interdisciplinar com os docentes no desenvolvimento das práticas, se tornam pontos alvos para sua efetivação, guiados pelas políticas locais e vivências pessoais e profissionais de cada educador.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Guilherme Willisgnton Tavares Pereira, Munique Massaro (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .
















