EXPERIÊNCIAS DE LESSON STUDY EM UM GRUPO COLABORATIVO

CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5545

Palavras-chave:

Lesson Study, formação continuada, professor que ensina matemática.

Resumo

O presente artigo examina um processo de pesquisa-formação centrado na colaboração e na prática letiva dos professores: o Lesson Study (LS). O LS se organiza em ciclos nos quais professores, trabalhando colaborativamente, planejam, implementam e refletem sobre tarefas para sala de aula. O objetivo é analisar as contribuições formativas e os desafios encontrados, quando o LS é desenvolvido no Grupo de Sábado, um grupo colaborativo que reúne professores da escola e da universidade interessados em estudar e refletir sobre as práticas de ensinar e aprender matemática. Para a realização do ciclo, os participantes foram divididos em três grupos de acordo com o nível de ensino: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os dados considerados foram três entrevistas coletivas realizadas ao final do ciclo com os integrantes de cada grupo. Adotando uma abordagem qualitativa, realizou-se uma análise temática dos dados. Foram identificados desafios relacionados à dinâmica de trabalho, à articulação entre o LS e o contexto escolar e à necessidade de considerar tarefas curtas. Ademais, o LS mostrou-se um processo demandante para os professores. Por sua vez, os dados revelaram importantes contribuições formativas do LS, a saber: a ampliação do conhecimento dos docentes; o enriquecimento do planejamento, quando realizado colaborativamente; a possiblidade de aprender ao observar outro colega; a experimentação de dinâmicas e estratégias de ensino; e a integração do processo formativo com os desafios e os objetivos das escolas.

Downloads

Biografia do Autor

Ana Leticia Losano, Universidade de Sorocaba (Uniso)

Possui Graduação em Profesorado en Física pela Universidad Nacional de Córdoba - Argentina. Doutorado em Educação pela Universidad Nacional de Córdoba - Argentina. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.

Paula Odani Oliveira, Universidade de Sorocaba (Uniso)

Possui licenciatura em Matemática pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba. 

Carolina Zenero de Souza, Universidade de Sorocaba (Uniso)

Possui graduação em licenciatura em Matemática pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP. Mestrado em Ensino e Processos Formativos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp. Doutorado em Educação em andamento pela Universidade de Sorocaba. 

 

Downloads

Publicado

06-06-2025

Como Citar

LOSANO, Ana Leticia; OLIVEIRA, Paula Odani; SOUZA, Carolina Zenero de. EXPERIÊNCIAS DE LESSON STUDY EM UM GRUPO COLABORATIVO: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025026, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5545. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5545. Acesso em: 19 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda