EXPERIÊNCIAS DE LESSON STUDY EM UM GRUPO COLABORATIVO
CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5545Palavras-chave:
Lesson Study, formação continuada, professor que ensina matemática.Resumo
O presente artigo examina um processo de pesquisa-formação centrado na colaboração e na prática letiva dos professores: o Lesson Study (LS). O LS se organiza em ciclos nos quais professores, trabalhando colaborativamente, planejam, implementam e refletem sobre tarefas para sala de aula. O objetivo é analisar as contribuições formativas e os desafios encontrados, quando o LS é desenvolvido no Grupo de Sábado, um grupo colaborativo que reúne professores da escola e da universidade interessados em estudar e refletir sobre as práticas de ensinar e aprender matemática. Para a realização do ciclo, os participantes foram divididos em três grupos de acordo com o nível de ensino: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os dados considerados foram três entrevistas coletivas realizadas ao final do ciclo com os integrantes de cada grupo. Adotando uma abordagem qualitativa, realizou-se uma análise temática dos dados. Foram identificados desafios relacionados à dinâmica de trabalho, à articulação entre o LS e o contexto escolar e à necessidade de considerar tarefas curtas. Ademais, o LS mostrou-se um processo demandante para os professores. Por sua vez, os dados revelaram importantes contribuições formativas do LS, a saber: a ampliação do conhecimento dos docentes; o enriquecimento do planejamento, quando realizado colaborativamente; a possiblidade de aprender ao observar outro colega; a experimentação de dinâmicas e estratégias de ensino; e a integração do processo formativo com os desafios e os objetivos das escolas.
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