EXPERIÊNCIAS DE LESSON STUDY EM UM GRUPO COLABORATIVO

CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5545

Palavras-chave:

Lesson Study, formação continuada, professor que ensina matemática.

Resumo

O presente artigo examina um processo de pesquisa-formação centrado na colaboração e na prática letiva dos professores: o Lesson Study (LS). O LS se organiza em ciclos nos quais professores, trabalhando colaborativamente, planejam, implementam e refletem sobre tarefas para sala de aula. O objetivo é analisar as contribuições formativas e os desafios encontrados, quando o LS é desenvolvido no Grupo de Sábado, um grupo colaborativo que reúne professores da escola e da universidade interessados em estudar e refletir sobre as práticas de ensinar e aprender matemática. Para a realização do ciclo, os participantes foram divididos em três grupos de acordo com o nível de ensino: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os dados considerados foram três entrevistas coletivas realizadas ao final do ciclo com os integrantes de cada grupo. Adotando uma abordagem qualitativa, realizou-se uma análise temática dos dados. Foram identificados desafios relacionados à dinâmica de trabalho, à articulação entre o LS e o contexto escolar e à necessidade de considerar tarefas curtas. Ademais, o LS mostrou-se um processo demandante para os professores. Por sua vez, os dados revelaram importantes contribuições formativas do LS, a saber: a ampliação do conhecimento dos docentes; o enriquecimento do planejamento, quando realizado colaborativamente; a possiblidade de aprender ao observar outro colega; a experimentação de dinâmicas e estratégias de ensino; e a integração do processo formativo com os desafios e os objetivos das escolas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Leticia Losano, Universidade de Sorocaba (Uniso)

    Possui Graduação em Profesorado en Física pela Universidad Nacional de Córdoba - Argentina. Doutorado em Educação pela Universidad Nacional de Córdoba - Argentina. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.

  • Paula Odani Oliveira, Universidade de Sorocaba (Uniso)

    Possui licenciatura em Matemática pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba. 

  • Carolina Zenero de Souza, Universidade de Sorocaba (Uniso)

    Possui graduação em licenciatura em Matemática pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP. Mestrado em Ensino e Processos Formativos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp. Doutorado em Educação em andamento pela Universidade de Sorocaba. 

     

Downloads

Publicado

06-06-2025

Edição

Seção

Artigos de Demanda

Como Citar

EXPERIÊNCIAS DE LESSON STUDY EM UM GRUPO COLABORATIVO: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025026, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5545. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5545. Acesso em: 13 dez. 2025.