GEOGRAFIAS NO “AVESSO”

IMAGINAÇÃO GEOGRÁFICA E EXERCÍCIOS DE ATENÇÃO COM A LITERATURA NA PREPARAÇÃO PARA A DOCÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5590

Palavras-chave:

imaginação geográfica, literatura, exercícios de atenção.

Resumo

O que podem nossas imaginações geográficas diante da produção de outros modos de pensar-com o espaço? Mobilizadas por essa questão, apresentamos, neste artigo, desdobramentos de duas pesquisas realizadas no âmbito da Rede Internacional de Pesquisa “Imagens, Geografias e Educação”. A articulação entre essas pesquisas se dá pela investigação entre imagens, educação geográfica e a preparação para a docência. Tomamos como referência a perspectiva de imaginação geográfica de Doreen Massey, sugerindo exercícios de atenção com a literatura brasileira como meio de produzir desvios nas concepções hegemônicas de espaço. Dessa forma, as narrativas apresentadas pela literatura instigaram-nos a pensar e propor a estudantes que fizeram parte do Programa de Residência Pedagógica do curso de Geografia – Licenciatura, da Universidade Federal do Paraná, a leitura e a análise da obra O avesso da pele, de Jeferson Tenório. Consideramos a cartografia como metodologia na construção de um corpo atento e aberto ao que acontece. Assim, as anotações em caderno, as conversas e os registros elaborados pelos estudantes foram mobilizados para pensar as imaginações geográficas produzidas pela leitura e os atravessamentos de questões interseccionais, como o racismo e a negritude. Ao acionarmos a noção de espaço como aberto e múltiplo, em que estórias e trajetórias coexistam e estejam sempre por fazer-se, compreendemos os exercícios de atenção com a literatura como encontros capazes de desestabilizar nossas estratégias para pensar-com o espaço e os processos formativos na educação geográfica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Raphaela de Toledo Desiderio, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina  e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  É professora nos cursos de Geografia e Pedagogia - Licenciatura na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim/RS.

  • Karina Rousseng Dal Pont, Universidade Federal do Paraná

    Possui licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 2019. 

Downloads

Publicado

30-08-2025

Edição

Seção

Dossiê - Práticas de Ensino, Linguagens e Metodologias na Educação Geográfica”

Como Citar

GEOGRAFIAS NO “AVESSO”: IMAGINAÇÃO GEOGRÁFICA E EXERCÍCIOS DE ATENÇÃO COM A LITERATURA NA PREPARAÇÃO PARA A DOCÊNCIA. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025033, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5590. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5590. Acesso em: 2 jan. 2026.