HISTÓRIAS DE PROFESSORES PRIMÁRIOS: PROCESSOS FORMATIVOS E ESCOLA MULTISSERIADA (NOVO HAMBURGO/RS – 1940 a 2009)

Autores

  • José Edimar Souza UNISINOS FUNDAÇÃO ESCOLA TÉCNICA LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA DE NOVO HAMBURGO/RS

Resumo

Este estudo trata da história do ensino rural no período de 1940 a 2009, a partir da memória de dez professores que atuaram em classes multisseriadas na rede pública municipal, na região de Lomba Grande, município de Novo Hamburgo/RS. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza a metodologia da História Oral, valendo-se de entrevistas semi-estruturadas, além da análise documental. O referencial teórico sustenta-se na perspectiva da História Cultural. A análise enfatiza a dimensão das memórias nos processos formativos com ênfase na formação em serviço. Destacam-se as estratégias construídas no processo de escolarização, a realização de cursos supletivos e os cursos de férias. Constata-se que mesmo à margem da cidade os professores rurais, em Novo Hamburgo/RS, inventaram formas criativas para continuar estudando.

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Biografia do Autor

  • José Edimar Souza, UNISINOS FUNDAÇÃO ESCOLA TÉCNICA LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA DE NOVO HAMBURGO/RS

    GRADUADO EM HISTÓRIA - UNISINOS

    MESTRE EM EDUCAÇÃO- UNISINOS

    DOUTORANDO EM EDUCAÇÃO- UNISINOS

Publicado

03-07-2013

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

HISTÓRIAS DE PROFESSORES PRIMÁRIOS: PROCESSOS FORMATIVOS E ESCOLA MULTISSERIADA (NOVO HAMBURGO/RS – 1940 a 2009). Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 14, n. 2, 2013. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/683. Acesso em: 15 dez. 2025.