Instituto Pestalozzi: uma experiência de formação cultural e artística
Resumo
O presente trabalho investiga as experiências de formação cultural e artística na escola experimental Instituto Pestalozzi, criada em Curitiba, em 1943, pelo intelectual paranaense Erasmo Pilotto (1910-1992). Considerado pela história da educação no Paraná como um dos principais interlocutores do Movimento pela Escola Nova no Estado, Pilotto teve suas concepções educacionais pautadas por autores como: Gentile, Montessori, Peslatozzi e Tolstoi, que resignificados o levaram a uma concepção de educação que teve na arte e na cultural seu princípio formativo. Neste artigo, como parte de uma pesquisa mais ampla que aborda sua trajetória intelectual, serão analisadas as concepções pedagógicas referentes ao ensino para o curso pré-primário do Instituto Pestalozzi com ênfase ao ensino de arte, além dos cursos livres que tinham por objetivo realizar a formação para uma “cultura superior”.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .