Avaliação da Pós-Graduação em educação do Brasil: como superar a imprecisão que reina entre nós?
Resumo
A avaliação dos programas de pós-graduação é uma atribuição legal da CAPES e visa fornecer informações sobre o efeito das políticas implementadas ao longo dos últimos anos. É nesse contexto que o presente trabalho procura apresentar um panorama da avaliação dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) no Brasil nos triênios de 2007 e 2010. Desta forma, para o alcance do objetivo proposto, tornou-se necessária a apropriação de fontes e informações específicas, referentes às produções bibliográficas dos PPGE, extraídos da base de dados da CAPES, segundo estratificação Qualis, teses e dissertações defendidas, número de docentes permanentes e nota final da avaliação. Os dados permitem inferir que houve crescimento de PPGE em algumas regiões, ao passo que em outras se mantiveram constantes; os resultados refletem também no tempo de existência dos PPGE, em que as medianas de algumas regiões diminuíram de um triênio para o outro em decorrência de novos cursos, atrelado ao crescimento nas médias de docentes permanentes dos cursos com mais anos de fundação. No que diz respeito à produção científica, foi constatado que os programas com nota três são os mais numerosos, possuem menor tempo de existência e são pouco expressivos no quesito publicação. Sendo assim, o estudo aponta a necessidade de redefinir os recursos e a organização orçamentária para a pós-graduação, bem como a reestruturação de pressupostos e procedimentos idealizados para o Sistema CAPES de Avaliação, com intuito de equalizar as assimetrias regionais.
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