Pedagogias do encontro: síntese possível entre saber e fazer
Resumo
A construção do conhecimento a partir de uma relação de simbiose das práticas e saberes populares com o modus operandi e os saberes acadêmicos se constitui no eixo central da proposta das pedagogias do encontro, a exemplo da pedagogia da alternância e freiriana. Se, por um lado, esse empreendimento representa grande desafio nos espaços formais de educação, por outro, pode-se verificar diversas experiências exitosas em espaços alternativos, onde ocorre um verdadeiro casamento entre os diferentes saberes, identidades, culturas e modos de fazer. Em face da existência de significativas semelhanças quanto ao contexto de origem, à orientação política, aos sujeitos envolvidos e à perspectiva metodológica de ambas as pedagogias referidas, busca-se aqui dar alguns passos rumo à construção de aproximações e sínteses possíveis e necessárias entre elas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .