O protagonismo de uma escola indígena da etnia Terena em Mato Grosso do Sul no processo de retomada de território tradicional da terra indígena Buriti
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n2p609-628Palavras-chave:
Indígenas Terena, Escola indígena, Retomada de território tradiconal.Resumo
O objetivo da pesquisa foi analisar o envolvimento da Escola Indígena Terena Alexina Rosa Figueredo, da Aldeia Buriti, em Mato Grosso do Sul, no processo de retomada de território originário dos Terena, buscando entender como se deu a participação da escola, assim como a proposta de compor o projeto político pedagógico da escola em articulação com o movimento de militância pela retomada do terriório. A metodologia utilizada para produção e análise dos dados da pesquisa busca a articulação de diversos procedimentos, como analise documental, entrevistas com anciões e lideranças da aldeia, docentes e discentes da escola indígena, bem como análise PPP da escola. A pesquisa contribui para a compreensão de como o protagonismo da escola possibilita que se efetive uma educação escolar indígena realmente diferenciada e que atenda aos interesses da comunidade Terena.
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