A terminalidade humana e a morte sob o olhar de docentes médicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5200

Palavras-chave:

morte, medicina, educação em saúde.

Resumo

Este artigo resulta da pesquisa de campo, exploratória, com método misto de coleta e análise de dados, realizada com docentes médicos, com o objetivo de diagnosticar e compreender como o tema da terminalidade humana e da morte são tratados no curso de graduação de medicina, com vistas a pensar na educação para a morte na formação acadêmica do estudante, bem como na prática dos docentes médicos. Para tanto, a amostra foi formada por 20 participantes voluntários. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário via Google Forms, com vinte e seis questões. A análise dos dados qualitativos foi de conteúdo, e os dados quantitativos foram expressos por frequência e porcentagem. Os resultados apontam que os médicos buscam informações e procuram inteirar-se sobre o assunto, apesar de terem sido muito objetivos ao definir a morte. Ainda, muitos revelam que esse tema não foi tratado na sua graduação e, portanto, consideram relevante preparar o estudante nesta direção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arnaldo Nogaro, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui Mestrado em Antropologia Filosófica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e graduação em Filosofia pela Faculdade Filosofia Imaculada Conceição. Professor titular dos cursos de graduação e pós-graduação do Câmpus de Erechim e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - do Câmpus de Frederico Westphalen e Programa em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Mestrado Consorciado UNIJUÍ, UNICRUZ, URI). 

Mariana Alievi Mari, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Graduada em Psicologia. Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutora em Ciência da Saúde: Cardiologia no Programa de Pós Graduação do Instituto de Cardiologia/ Fundação Universitária de Cardiologia- ICFUC.

Downloads

Publicado

05-09-2024

Como Citar

NOGARO, Arnaldo; MARI, Mariana Alievi. A terminalidade humana e a morte sob o olhar de docentes médicos. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024033, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5200. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5200. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda