As TDICs na escola

a influência da cultura digital na prática pedagógica no processo de inclusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5436

Palavras-chave:

tecnologia digital, práticas docentes, inclusão.

Resumo

O presente trabalho discute o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no ensino regular e a influência da cultura digital na prática pedagógica no processo de inclusão. Tem como objetivo identificar os desafios na efetivação das TDICs no processo de inclusão na sala de ensino regular. O delineamento metodológico foi constituído de uma pesquisa qualitativa que foi desenvolvido na perspectiva da pesquisa bibliográfica de caráter descritivo, a partir de revisão de literatura em base de dados, estudos empíricos e produções científicas no Portal de periódicos da Capes Online e SciELO, considerando os seguintes descritores: tecnologias digitais, prática docente, aprendizagem, inclusão. Para a análise foram selecionados quatro artigos, a fim de reunir produções que expressassem práticas e iniciativas com o uso das ferramentas digitais nas práticas educativas inclusivas. Observamos ao final da pesquisa que foi possível identificar os desafios na efetivação das TDICs no processo de inclusão na sala de ensino regular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larisse Amorim Cavalcante, Universidade Federal de Roraima – UFRR

Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas, licenciatura em pedagogia. Mestranda do Programa de Educação Profissional em Educação Inclusiva- PROFEI.

Alcenildes Pires Teixeira, Universidade Federal de Roraima - UFRR

Possui graduação em licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA e em Educação Especial pela Faculdade Iguaçu. Mestranda do Programa de Educação Profissional em Educação Inclusiva- PROFEI.

 

Karla Colares Vasconcelos, Universidade Federal de Roraima - UFRR

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Ceará - UFC.  Atualmente é professora Adjunta I da Universidade Federal de Roraima – UFRR.

Downloads

Publicado

20-09-2024

Como Citar

CAVALCANTE, Larisse Amorim; TEIXEIRA, Alcenildes Pires; VASCONCELOS, Karla Colares. As TDICs na escola: a influência da cultura digital na prática pedagógica no processo de inclusão. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024036, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5436. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5436. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Processo formativo nas culturas midiática e tecnológica