MIGRAÇÕES DA AULA PRESENCIAL PARA A VIDEOAULA: UMA ANÁLISE DA ALTERAÇÃO DE MÍDIUM

Autores

  • Leonardo Drummond Vilaça Lima Camargo
  • Simone Garofalo
  • Jerônimo Coura-Sobrinho

Resumo

A partir do conceito de mídium exposto por Maingueneau, este trabalho analisa a mudança do discurso do professor, quando ele sai da sala de aula presencial e passa a gravar ideoaulas, como parte do material didático de cursos na modalidade Educação a Distância (EaD). Para tanto, são apresentados e comparados os gêneros discursivos aula presencial e videoaula, tendo em vista características próprias em relação ao discurso, decorrentes da alteração do mídium. O uso das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs) em práticas pedagógicas na EaD leva o professor a repensar e a replanejar o conteúdo de suas aulas, levando em consideração as mídias que servem de suporte para o processo de ensino-aprendizagem, o que provoca novos desafios na produção de seu material didático midiatizado. Da mesma forma que o professor não fala para a câmera exatamente como fala para os alunos em sala de aula, o aluno não recebe o discurso do professor no vídeo da mesma maneira como recebe o discurso na sala de aula.

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Biografia do Autor

Leonardo Drummond Vilaça Lima Camargo

Simone Garofalo

Jerônimo Coura-Sobrinho

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Como Citar

CAMARGO, Leonardo Drummond Vilaça Lima; GAROFALO, Simone; COURA-SOBRINHO, Jerônimo. MIGRAÇÕES DA AULA PRESENCIAL PARA A VIDEOAULA: UMA ANÁLISE DA ALTERAÇÃO DE MÍDIUM. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 13, n. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/690. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos