Educação e quilombo: delineamento dos estudos brasileiros
Resumo
O objetivo deste artigo é demonstrar os resultados de uma revisão sistemática que procurou conhecer o fluxo de estudos - teses e dissertações - sobre educação no quilombo, elaborados no Brasil entre 1995/2014; delineia também as temáticas mais abordadas e os principais resultados alcançados. A revisão sistemática, metododologicamente, permitiu traçar um panorama sobre a produção científica de interesse, traçando seu fluxo e progressão. Os resultados revelam um crescimento significativo de produções acadêmicas elaboradas nas comunidades quilombolas, a partir de 2005; no entanto, a quantidade de pesquisa ainda é pouco expressiva, frente à quantidade de quilombos e escolas quilombolas existentes no Brasil. Os temas mais abordados são cultura e identidade na interrelação com a escola.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .