Educação e quilombo: delineamento dos estudos brasileiros

Autores

  • Suely Dulce de Castilho
  • Francisca Barbosa de Andrade Carvalho

Resumo

O objetivo deste artigo é demonstrar os resultados de uma revisão sistemática que procurou conhecer o fluxo de estudos - teses e dissertações - sobre educação no quilombo, elaborados no Brasil entre 1995/2014; delineia também as temáticas mais abordadas e os principais resultados alcançados. A revisão sistemática,  metododologicamente, permitiu  traçar um panorama sobre a produção científica de interesse, traçando  seu fluxo e progressão.  Os resultados revelam um crescimento significativo de produções acadêmicas elaboradas nas comunidades quilombolas, a partir de 2005; no entanto, a quantidade de pesquisa ainda é pouco expressiva, frente à quantidade de quilombos e escolas quilombolas existentes no Brasil. Os temas mais abordados são cultura e identidade na interrelação com a escola.

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Publicado

2015-12-18

Como Citar

CASTILHO, Suely Dulce de; CARVALHO, Francisca Barbosa de Andrade. Educação e quilombo: delineamento dos estudos brasileiros. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 17, n. 2, 2015. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2394. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Secção

Dossiê - Escolarização, cultura e sociedade