Concepções acerca da formação docente em química: desafios e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n1p243-261Resumo
A formação docente traz à tona inúmeros desafios para serem enfrentados num curso de formação universitária, e dentre eles está a constante tensão entre teoria e prática. Este trabalho tem como base as reformulações curriculares de um curso de Química Licenciatura de uma universidade comunitária do Rio Grande do Sul tendo como objetivo explorar as concepções estabelecidas pelos professores formadores, evidenciando desafios e possibilidades à formação docente. A pesquisa foi realizada com os professores envolvidos na reformulação curricular, que responderam a um questionário estruturado. O processo de análise foi realizado por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados são apresentados por figuras que contém as categorias que surgiram relacionando-as com as principais ideias emergentes. Entre esses, destacam-se a importância de desenvolver uma prática reflexiva ao longo da formação docente, ter disciplinas capazes de aliar saberes técnicos aos práticos e a necessidade do professor formador estar envolvido num processo de formação contínua.
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