Pensamento educacional e intelectuais na história da educação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n1p145-166

Palavras-chave:

Historiografia, Intelectuais, Pensamento educacional.

Resumo

O artigo apresenta uma proposta de pesquisa historiográfica sobre os temas “pensamento educacional” e “intelectuais” na produção divulgada nos Congressos Brasileiros de História da Educação (2000-2017). Alternativamente ao “balanço”, que enfatiza acúmulos e correntes principais, propõe a elaboração de um “inventário”, a fim de identificar e explicar os variantes e diversos modos de apropriação de referências e uso de conceitos. Metodologicamente, compreende-se que a natureza dessas apropriações e usos está referida a fatores múltiplos, tais como a formação inicial dos pesquisadores, a composição e orientação dos programas, linhas e grupos de pesquisa, os convênios nacionais e internacionais etc. A fim de sustentar o argumento, o artigo percorre a formação do campo, procede à crítica dos balanços e investiga os significados do conceito de intelectual e seus usos nas ciências humanas. Conclui, partindo de uma articulação reflexiva sobre esses tópicos, com hipóteses de investigação.

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Biografia Autor

Bruno Bontempi Junior, Universidade de São Paulo

Mestre e doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós-doutorado no Programa de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, é Chefe do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação (EDF) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; orientador pleno e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação da USP. Tem experiência nas áreas de Educação e História, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos temas: historiografia da educação, história dos intelectuais, história das universidades, história das elites. Líder do Grupo de Pesquisa Intelectuais da educação brasileira: formação, ideias e ações (CNPq).

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Publicado

2020-04-15

Como Citar

BONTEMPI JUNIOR, Bruno. Pensamento educacional e intelectuais na história da educação brasileira. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 22, n. 1, p. 145–166, 2020. DOI: 10.22483/2177-5796.2020v22n1p145-166. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3574. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Secção

Dossiê - História, historiografia: políticas e práticas