Ensino de química e projetos interdisciplinares
o que dizem os professores
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23id3954Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Ensino de química, Aprendizagem.Resumo
A pesquisa pretendeu investigar a presença da abordagem interdisciplinar no ensino de Química junto a cinco professores de escolas públicas estaduais da cidade de Santa Luzia (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte. Os instrumentos para produção dos dados foram observação da prática, entrevista semiestruturada, aplicação de questionário e três grupos de discussão sobre a temática. A cultura escolar arraigada emergiu como principal barreira a uma cultura interdisciplinar. O grupo preferia, a princípio, a abordagem interdisciplinar a partir da integração dos conteúdos realizados pelo professor. Ao fim da pesquisa, reconhecem que os projetos interdisciplinares requerem a integração curricular e o trabalho conjunto de planejamento, constituindo-se uma estratégia para a concretização de uma abordagem interdisciplinar no ensino de Química.
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