Ensino de química e projetos interdisciplinares

o que dizem os professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23id3954

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Ensino de química, Aprendizagem.

Resumo

A pesquisa pretendeu investigar a presença da abordagem interdisciplinar no ensino de Química junto a cinco professores de escolas públicas estaduais da cidade de Santa Luzia (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte.  Os instrumentos para produção dos dados foram observação da prática, entrevista semiestruturada, aplicação de questionário e três grupos de discussão sobre a temática. A cultura escolar arraigada emergiu como principal barreira a uma cultura interdisciplinar. O grupo preferia, a princípio, a abordagem interdisciplinar a partir da integração dos conteúdos realizados pelo professor. Ao fim da pesquisa, reconhecem que os projetos interdisciplinares requerem a integração curricular e o trabalho conjunto de planejamento, constituindo-se uma estratégia para a concretização de uma abordagem interdisciplinar no ensino de Química.

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Biografias Autor

Carmem Lucia Eiterer, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestre em Educação pela FE-USP (Área Didática, sub área Linguagem e Educação e Doutora em Educação pela FE-USP (Área Didática sub área Linguagem e Educação). Professora Titular em Didática atua no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG). Leciona Didática junto a diferentes cursos de Licenciatura na Graduação. Pesquisadora do NEJA - Núcleo de Educação de Jovens e Adultos desde 2002. 

Gabrielle Cristina Moreira Barbosa, Governo do Estado de Minas Gerais - Secretaria de Educação

Mestre em Educação (Didática e Docência). Licenciatura em Química. 

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Publicado

2021-11-05

Como Citar

EITERER, Carmem Lucia; BARBOSA, Gabrielle Cristina Moreira. Ensino de química e projetos interdisciplinares: o que dizem os professores. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 23, n. 3, p. 645–661, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23id3954. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3954. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Secção

Dossiê - Práticas pedagógicas