Mudanças na organização escolar e formação docente continuada em um município do interior paulista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n1p231-246

Palavras-chave:

Formação continuada, Organização escolar, Trabalho docente

Resumo

O artigo problematiza as ações de formação docente continuada de uma rede municipal de educação no cenário das reformas educacionais implementadas no Brasil a partir dos anos 1990 que acabaram por alterar profundamente a organização escolar. Com base em pesquisa que buscou compreender como são desenvolvidas as ações de formação continuada nas escolas municipais de ensino fundamental de um município do interior paulista, destaca-se que a organização escolar vem sendo modificada por meio de reformas pensadas de forma externa à escola e que modificam o currículo que se pratica em sala de aula, as metodologias, os processos de avaliação e que têm na formação docente um elemento estratégico para promover essas mudanças. Neste sentido, destaca-se na pesquisa a centralidade que a formação promovida pelo Programa Ler e Escrever assumiu no cotidiano das escolas da rede em questão, modificando toda a sua organização, constituindo-se como instrumento de padronização do trabalho docente.

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Biografias Autor

Vanessa Moraes Abdala Guarda , Prefeitura do Município de Piracicaba - Rede Municipal de Educação de Piracicaba

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Pós Graduação lato sensu em Educação Especial pela Universidade Metodista de Piracicaba e Pós Graduação lato sensu em Psicopedagogia pela Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba. Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, no Núcleo de Estudo e Pesquisa Trabalho Docente, Formação de Professores e Políticas Educacionais. Atualmente, é Diretora de Escola Pública, no município de Piracicaba.

Andreza Barbosa , Universidade de Sorocaba - Uniso

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Araraquara, mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Rio Claro. É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (UNISO). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, gestão educacional e trabalho docente.

Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha, Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unidade Americana

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo e coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/UNISAL.

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

GUARDA , Vanessa Moraes Abdala; BARBOSA , Andreza; CUNHA, Renata Cristina Oliveira Barrichelo. Mudanças na organização escolar e formação docente continuada em um município do interior paulista. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 23, n. 1, p. 231–246, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n1p231-246. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4659. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Secção

Artigos de Demanda