Mudanças na organização escolar e formação docente continuada em um município do interior paulista
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n1p231-246Palavras-chave:
Formação continuada, Organização escolar, Trabalho docenteResumo
O artigo problematiza as ações de formação docente continuada de uma rede municipal de educação no cenário das reformas educacionais implementadas no Brasil a partir dos anos 1990 que acabaram por alterar profundamente a organização escolar. Com base em pesquisa que buscou compreender como são desenvolvidas as ações de formação continuada nas escolas municipais de ensino fundamental de um município do interior paulista, destaca-se que a organização escolar vem sendo modificada por meio de reformas pensadas de forma externa à escola e que modificam o currículo que se pratica em sala de aula, as metodologias, os processos de avaliação e que têm na formação docente um elemento estratégico para promover essas mudanças. Neste sentido, destaca-se na pesquisa a centralidade que a formação promovida pelo Programa Ler e Escrever assumiu no cotidiano das escolas da rede em questão, modificando toda a sua organização, constituindo-se como instrumento de padronização do trabalho docente.
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