O diálogo em Paulo Freire:

concepções e avanços para transformação social

  • Ernesto Ferreira Galli Universidade Federal de São Carlos
  • Fabiana Marini Braga Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: Diálogo., Diálogo. Paulo Freire. Transformação., Paulo Freire., Transformação.

Resumo

Este artigo apresenta a pesquisa bibliográfica de duas obras de Paulo Freire, a "Pedagogia do Oprimido" e a "Pedagogia da Esperança", referentes à análise e comparação do conceito de diálogo, tendo em vista os diferentes contextos históricos que permearam a vida do autor. Para tanto, aplicou-se a técnica de análise de conteúdo, utilizando como critério os seguintes descritores: "dial" e "diál". Os resultados revelaram que o conceito de diálogo sofre alterações de uma obra para outra, avançando em sua perspectiva e se transformando em aspecto central na teoria de Paulo Freire. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
FLECHA, R.; PUIGVERT, L. Aportaciones de Paulo Freire a la educación y las ciencias sociales. Revista interuniversitaria de formación del profesorado, Espanha, n. 33, 1998.
FREIRE, P.; BETTO, F. Essa escola chamada vida. 4. ed. São Paulo: Ática, 1986.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra. 2008.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 36. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2003.
GADOTTI, M. Paulo Freire: um biobibliografia. São Paulo: Cortez, 1996.
GALLI, E. F. O diálogo em Paulo Freire: uma análise a partir da pedagogia do oprimido e da pedagogia da esperança. 2015. 181 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.
LIMA, T. C. S.; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálisis, Florianópolis, v. 10, p. 37-45, 2007.
SALVADOR, A. D. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 1973.
Publicado
2017-05-11
Como Citar
GALLI, E.; BRAGA, F. O diálogo em Paulo Freire:. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 19, n. 1, p. 161-180, 11 maio 2017.
Seção
Artigos