O diálogo em Paulo Freire:

concepções e avanços para transformação social

Autores

  • Ernesto Ferreira Galli Universidade Federal de São Carlos
  • Fabiana Marini Braga Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n1p161-180

Resumo

Este artigo apresenta a pesquisa bibliográfica de duas obras de Paulo Freire, a "Pedagogia do Oprimido" e a "Pedagogia da Esperança", referentes à análise e comparação do conceito de diálogo, tendo em vista os diferentes contextos históricos que permearam a vida do autor. Para tanto, aplicou-se a técnica de análise de conteúdo, utilizando como critério os seguintes descritores: "dial" e "diál". Os resultados revelaram que o conceito de diálogo sofre alterações de uma obra para outra, avançando em sua perspectiva e se transformando em aspecto central na teoria de Paulo Freire. 

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Publicado

2017-05-11

Como Citar

GALLI, E. F.; BRAGA, F. M. O diálogo em Paulo Freire:: concepções e avanços para transformação social. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 19, n. 1, 2017. DOI: 10.22483/2177-5796.2017v19n1p161-180. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2522. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos