Compreensões sobre Tecnologias Digitais em Educação:

uma análise sobre as Diretrizes de Ensino de Concórdia-SC

Autores

  • Vanessa Frizon Prefeitura Municipal de Concórdia, Santa Catarina.
  • Adriana Richit Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n2p471-490

Resumo

O artigo consiste em examinar as compreensões sobre tecnologias em educação subjacentes às diretrizes de ensino da educação básica da rede municipal de Concórdia, Santa Catarina, e constitui-se em um recorte de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul, em face a qual buscou-se analisar as compreensões acerca do uso das tecnologias digitais que permeiam os projetos político-pedagógicos e as diretrizes curriculares da educação básica do referido município. Para tanto, desenvolveu-se uma investigação qualitativa, pautada na análise de conteúdo, tomando por base de análise os projetos político-pedagógicos e as diretrizes curriculares de ensino de Concórdia. A análise dos documentos sinaliza, dentre outras perspectivas, a compreensão sobre o uso das tecnologias digitais como elemento redefinidor das funções, espaços, tempos e processos educativos, na perspectiva de desenvolvimento de um trabalho integrado e interdisciplinar, que contribua nos processos de apropriação e produção do conhecimento curricular escolar.

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Biografia do Autor

Vanessa Frizon, Prefeitura Municipal de Concórdia, Santa Catarina.

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Coordenadora Pedagógica na área de tecnologias digitais na rede pública municipal de ensino de Concordia, SC. E-mail: vane.frizon@hotmail.com

Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação Matemática pela UNESP, Rio Claro, SP. Pós-doutora pelo Instituto de Educação da Universidade e Lisboa, Lisboa. Professora, nível adjunto IV, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFFS. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias-GEPEM@T e membro associado do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática-GPIMEM. E-mail: adrianarichit@gmail.com

Publicado

04-09-2017

Como Citar

FRIZON, Vanessa; RICHIT, Adriana. Compreensões sobre Tecnologias Digitais em Educação:: uma análise sobre as Diretrizes de Ensino de Concórdia-SC. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 19, n. 2, 2017. DOI: 10.22483/2177-5796.2017v19n2p471-490. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2625. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos