Compreensões sobre Tecnologias Digitais em Educação:
uma análise sobre as Diretrizes de Ensino de Concórdia-SC
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n2p471-490Resumo
O artigo consiste em examinar as compreensões sobre tecnologias em educação subjacentes às diretrizes de ensino da educação básica da rede municipal de Concórdia, Santa Catarina, e constitui-se em um recorte de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul, em face a qual buscou-se analisar as compreensões acerca do uso das tecnologias digitais que permeiam os projetos político-pedagógicos e as diretrizes curriculares da educação básica do referido município. Para tanto, desenvolveu-se uma investigação qualitativa, pautada na análise de conteúdo, tomando por base de análise os projetos político-pedagógicos e as diretrizes curriculares de ensino de Concórdia. A análise dos documentos sinaliza, dentre outras perspectivas, a compreensão sobre o uso das tecnologias digitais como elemento redefinidor das funções, espaços, tempos e processos educativos, na perspectiva de desenvolvimento de um trabalho integrado e interdisciplinar, que contribua nos processos de apropriação e produção do conhecimento curricular escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .