Diocese de Guarapuava:

uma estratégia político-educacional da Igreja Católica no Paraná

Palavras-chave: Diocese de Guarapuava., Igreja Católica., Campo religioso., Campo educacional.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir o processo de criação da Diocese de Guarapuava como uma estratégia político-educacional da Igreja Católica, circunscrita no contexto da segunda metade do século XX. Apoia-se em Pierre Bourdieu, principalmente nos conceitos de campo e estratégia, bem como no Livro Tombo, no Boletim Diocesano e na literatura que tem a Igreja Católica em seu horizonte investigativo, os quais nos permitem afirmar que a presença da Diocese de Guarapuava ao longo dos bispados de D. Helmel (1966-1986) e D. Cavallin (1986-1992), expressa uma estratégia político-educacional, pois objetiva criar condições mais efetivas de evangelização ou/e de aproximação entre clero e fiéis, assim como de mecanismos para garantir a presença da Igreja Católica nos diferentes espaços do mundo social.

Biografia do Autor

Janete Queirós, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Graduada em Filosofia. Professora na Faculdade Guarapuava no Programa de Pós-Graduação em Educação, Campus de Uvaranas - Ponta Grossa – Paraná.

Névio de Campos, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Pós-Doutor em História no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná; Doutor em Educação, na Linha de Pesquisa de História e Historiografia da Educação pela Universidade Federal do Paraná; Mestre em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. 

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Publicado
2018-08-29
Como Citar
QUEIRÓS, J.; CAMPOS, N. Diocese de Guarapuava:. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 20, n. 2, p. 485-505, 29 ago. 2018.
Seção
Artigos