A formação por competências:

um estudo da matriz curricular do curso superior de Tecnologia em Gestão Empresarial

Palavras-chave: Competências, Educação, Matriz Curricular

Resumo

Este artigo procura entender quais são as competências pessoais e profissionais demandadas pelo mercado de trabalho para os profissionais da área de administração de empresas e também se e como essas competências são inseridas no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial oferecido pelas Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza, entidade pública mantida pelo Governo do Estado de São Paulo. Para tanto, fundamenta-se em pesquisa qualitativa na qual se analisa a pertinência da matriz curricular do curso tanto na visão do gestor escolar como diante das expectativas de algumas empresas que, por conta da sua atuação, têm amplo contato com o mercado. Os resultados obtidos indicam que há uma relação positiva, de reciprocidade e de diálogo, entre a oferta educacional e a demanda corporativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Avella Ramirez, FATEC ZONA SUL

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisador e docente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Thiago Vieira de Matos, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP

Graduado em Gestão Empresarial pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza(2016) e atualmente cursa Pós Graduação na FECAP. 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Educação profissional e tecnológica: legislação básica – nível superior. 7. ed. Brasília: MEC, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais curriculares nacionais da educação profissional de nível técnico. Brasília: MEC, 2000.

CEETEPS. Projeto Pedagógico Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial. São Paulo. Disponível em: http://fateczonasuledubr.revistaref.dominiotemporario.com/wp-content/uploads/2014/01/pp_gestao.pdf. Acesso em: 10 jan. 2017.

DELUIZ, Neise. A globalização econômica e os desafios à formação profissional. Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, v. 22, n. 2, p. 15-21, maio/ago. 1996.

MENINO, Sergio Eugenio; PETEROSSI, Helena Gemignani; FERNANDEZ, Senira Anie Ferraz. Reflexões sobre a pesquisa nos cursos superiores de tecnologia. In: WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DO CENTRO PAULA SOUZA, 5., 2009, São Paulo. Anais [...] São Paulo: CEETEPS, 2009. Disponível em: http://www.portal.cps.sp.gov.br/pos-graduacao/workshop-de-pos-graduacao-e-pesquisa/anais/2010/#2. Acesso em: 10 jan. 2017.

SCHWARTZMAN, Simon. A sociedade do conhecimento e a educação tecnológica. Brasília: SENAI – Departamento Nacional, 2005.

Publicado
2019-08-30
Como Citar
RAMIREZ, R.; MATOS, T. A formação por competências:. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 21, n. 2, p. 525-538, 30 ago. 2019.
Seção
Seção Temática - Gestão Educacional