Educação Salesiana, currículo e formação de governantes:

reconhecendo conflitos por meio da imprensa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n2p439-458

Resumo

Este trabalho apresenta desdobramentos da história da Educação Salesiana no Colégio  Salesiano de Santa Teresa (CSST), localizado em Corumbá-MS. Elegemos como recorte temporal os anos de 1972 a 1987, período que vigorou o convênio que deu origem a Escola Estadual Santa Teresa (EEST) que funcionou simultaneamente ao CSST até 1982, passando a existir, a partir daí, somente a Escola Estadual. É nossa intenção mostrar como o currículo da Educação Salesiana, entendido como construção social, ganhou significado localmente, por meio da imprensa sul-mato-grossense, ao narrar notícias, acontecimentos e jogos de poder, expondo o confronto entre grupos sociais, pois como sabemos, a imprensa é um importante instrumento político. Na análise dos dados, salienta-se conflitos entre formação de governantes e a defesa de acesso à escola pública; salienta-se, ainda, a invisibilidade das mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celeida Maria Costa de Souza e Silva, Universidade Católica Dom Bosco - Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. É professora pesquisadora da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), atua nos Cursos de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado (PPGE/UCDB).

Ozerina Victor de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso, mestrado em Educação pela mesma universidade, doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Pós-doutorado em Currículo da Educação do campo pela Universidade do Estado de Mato Grosso.  É professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso, atuando nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação e como Pró-reitora de Ensino de Pós-graduação na UFMT. 

Publicado

2019-08-29

Como Citar

SILVA, C. M. C. DE S. E; DE OLIVEIRA, O. V. Educação Salesiana, currículo e formação de governantes:: reconhecendo conflitos por meio da imprensa. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 21, n. 2, 29 ago. 2019.

Edição

Seção

Dossiê - Dimensões socio-histórico-culturais da educação escolar