CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE GESTÃO ESCOLAR

Autores

  • Marcos Jorge
  • Tiago Santos Telles

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar a percepção de professores, recém-formados em Pedagogia, sobre conceitos e práticas da gestão escolar atual. Trata-se de uma pesquisa exploratória com aplicação de questionários, com perguntas fechadas, construídas com base na Escala de Likert. Os resultados indicam ênfase na concepção oficial da gestão escolar e no compartilhamento das responsabilidades como bases democráticas. Conclui-se que os participantes da pesquisa possuem percepções básicas, pouco críticas, sobre a gestão escolar, reproduzindo, muitas vezes, um discurso midiático e governamental sobre o tema.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcos Jorge
    Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do Departamento de Educação, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, Campus de Bauru.
  • Tiago Santos Telles
    Economista pela Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE GESTÃO ESCOLAR. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 14, n. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/1036. Acesso em: 15 dez. 2025.