O papel do grupo pesquisa – formação no desenvolvimento profissional de professores da educação infantil
Resumo
O texto se propõe a analisar o papel do grupo pesquisa-formação para o desenvolvimento profissional de professores na educação infantil. Analisa o percurso formativo de vinte professoras iniciantes na educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, MS, utilizando como instrumento para a coleta de dados narrativas (auto)biográficas. Trata-se de um recorte de um processo investigativo mais amplo realizado no período de 2010 a 2013. As narrativas dos professores iniciantes na educação infantil foram reveladoras e deixaram muito claro a importância e contribuição do grupo de pesquisa-formação para o seu desenvolvimento profissional ao possibilitar a participação, a troca, a criação de elos, a parceria e o compartilhar das experiências (auto)biográficas, possibilitando desenvolver processos que valorizem a sistematização dos saberes próprios, a capacidade para transformar a experiência em conhecimento e a formalização de um saber profissional de referência.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .