O papel do grupo pesquisa – formação no desenvolvimento profissional de professores da educação infantil

Autores

  • Marta Regina Brostolin

Resumo

O texto se propõe a analisar o papel do grupo pesquisa-formação para o desenvolvimento profissional de professores na educação infantil. Analisa o percurso formativo de vinte professoras iniciantes na educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, MS, utilizando como instrumento para a coleta de dados narrativas (auto)biográficas. Trata-se de um recorte de um processo investigativo mais amplo realizado no período de 2010 a 2013. As narrativas dos professores iniciantes na educação infantil foram reveladoras e deixaram muito claro a importância e contribuição do grupo de pesquisa-formação para o seu desenvolvimento profissional ao possibilitar a participação, a troca, a criação de elos, a parceria e o compartilhar das experiências (auto)biográficas, possibilitando desenvolver  processos que valorizem a sistematização dos saberes próprios, a capacidade para transformar a experiência em conhecimento e a formalização de um saber profissional de referência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

BROSTOLIN, Marta Regina. O papel do grupo pesquisa – formação no desenvolvimento profissional de professores da educação infantil. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 16, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/1957. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Secção

Artigos