Sobre educação popular e memória - Escutas e ensinamentos de mulheres que contam sobre si

Autores

  • Elizabete Tamanini
  • Valdirene da Silva Vieira

Resumo

O presente texto é um desdobramento da pesquisa em desenvolvimento, cuja temática é: Educação, Cultura Material Escolar e Território – Cartografias e Narrativas Sobre o Processo de Fechamento das Escolas do Campo no Século XXI. Desse modo, o objetivo com esse artigo é refletir a complexidade de investigar por meio de narrativas orais ensinamentos de mulheres contadoras de história residentes na Serra Catarinense que foram excluídas do acesso à escola. Nos fragmentos das narrativas, mesclam-se as experiências de vida, e ao refletirmos sob a perspectiva conceitual da Educação Popular e da Memória enquanto campos da cultura vêm à tona indícios e significados de um processo de desigualdade em tensão permanente. Construímos o trabalho abrindo parênteses para as inserções teóricas, outros para as narrativas das contadoras de histórias, outros, ainda, para a reflexão sobre o narrado e sobre o vivido, em um fluxo das tramas reveladas a partir das histórias dessas mulheres.

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Publicado

18-12-2015

Como Citar

TAMANINI, Elizabete; VIEIRA, Valdirene da Silva. Sobre educação popular e memória - Escutas e ensinamentos de mulheres que contam sobre si. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 17, n. 2, 2015. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2401. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda