Sobre educação popular e memória - Escutas e ensinamentos de mulheres que contam sobre si
Resumo
O presente texto é um desdobramento da pesquisa em desenvolvimento, cuja temática é: Educação, Cultura Material Escolar e Território – Cartografias e Narrativas Sobre o Processo de Fechamento das Escolas do Campo no Século XXI. Desse modo, o objetivo com esse artigo é refletir a complexidade de investigar por meio de narrativas orais ensinamentos de mulheres contadoras de história residentes na Serra Catarinense que foram excluídas do acesso à escola. Nos fragmentos das narrativas, mesclam-se as experiências de vida, e ao refletirmos sob a perspectiva conceitual da Educação Popular e da Memória enquanto campos da cultura vêm à tona indícios e significados de um processo de desigualdade em tensão permanente. Construímos o trabalho abrindo parênteses para as inserções teóricas, outros para as narrativas das contadoras de histórias, outros, ainda, para a reflexão sobre o narrado e sobre o vivido, em um fluxo das tramas reveladas a partir das histórias dessas mulheres.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .