Contribuições do curso de Pedagogia para o letramento acadêmico de seus estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n1p127-143

Resumo

Este trabalho apresenta alguns resultados de uma pesquisa sobre letramento acadêmico de estudantes de um curso de Pedagogia. Os dados foram gerados a partir de um questionário respondido por 45 estudantes e entrevista semiestruturada realizada com 8 desses sujeitos. Neste artigo, serão apresentados dados de 4 questões que tinham como foco as influências de leitura e escrita no ambiente acadêmico desses sujeitos. Os resultados mostram que existem influências por parte dos professores do curso pesquisado, principalmente nas questões que envolvem a indicação de leituras de livros, artigos e materiais relacionados ao curso e nas solicitações de escrita de artigos e trabalhos acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Duarte Monney, Universidade da Região de Joinville

Estudante do Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Rosana Mara Koerner, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP, professora e pesquisadora dos cursos de Letras, Pedagogia e Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE.

Publicado

2017-05-11

Como Citar

MONNEY, D. D.; KOERNER, R. M. Contribuições do curso de Pedagogia para o letramento acadêmico de seus estudantes. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 19, n. 1, 2017. DOI: 10.22483/2177-5796.2017v19n1p127-143. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2442. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos