Formação de equipes gestoras:
uma proposta em favor da humanização e da diversidade
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n2p379-396Resumo
Esse trabalho apresenta uma experiência de formação de gestores de uma rede municipal da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, no estado de São Paulo. A ação empreendida parte da problemática encontrada pelos técnicos da sede da Secretaria Municipal de Educação de escutar as equipes gestoras das escolas - como grupos responsáveis pela dinâmica de cada estabelecimento - e de compreender os reais problemas enfrentados por elas. Disso decorreram as formações, que tiveram como propósito contribuir para o conhecimento daquilo que efetivamente compõe as faltas produzidas pelo não saber. Os temas escolhidos (humanização e diversidade) trouxeram à tona críticas ao modelo de gestão instituído, ao mesmo tempo em que se coadunaram com perspectivas inovadoras em termos de formação de gestores. Metodologicamente, propõe-se uma abordagem qualitativa de inspiração hermenêutica sobre a prática educativa, em um movimento de análise que supõe a ação-reflexão-ação. O resultado da formação realizada neste formato foi a produção de reflexões, de alteridade e de fazeres coletivos que qualificaram a atuação pedagógica, constituindo uma experiência inovadora tanto no que tange à concepção quanto à prática educacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .