Formação de equipes gestoras:

uma proposta em favor da humanização e da diversidade

Autores

  • Daianny Madalena Costa Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
  • Ana Cristina Ghisleni Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n2p379-396

Resumo

Esse trabalho apresenta uma experiência de formação de gestores de uma rede municipal da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, no estado de São Paulo. A ação empreendida parte da problemática encontrada pelos técnicos da sede da Secretaria Municipal de Educação de escutar as equipes gestoras das escolas - como grupos responsáveis pela dinâmica de cada estabelecimento - e de compreender os reais problemas enfrentados por elas. Disso decorreram as formações, que tiveram como propósito contribuir para o conhecimento daquilo que efetivamente compõe as faltas produzidas pelo não saber. Os temas escolhidos (humanização e diversidade) trouxeram à tona críticas ao modelo de gestão instituído, ao mesmo tempo em que se coadunaram com perspectivas inovadoras em termos de formação de gestores. Metodologicamente, propõe-se uma abordagem qualitativa de inspiração hermenêutica sobre a prática educativa, em um movimento de análise que supõe a ação-reflexão-ação. O resultado da formação realizada neste formato foi a produção de reflexões, de alteridade e de fazeres coletivos que qualificaram a atuação pedagógica, constituindo uma experiência inovadora tanto no que tange à concepção quanto à prática educacional.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daianny Madalena Costa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Doutora em Educação, Professora Permanente do Mestrado Profissional em Gestão Educacional – UNISINOS/RS

 

Ana Cristina Ghisleni, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio pós-doutoral junto ao PPGEnsino do Centro Universitário Univates. Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional da Unisinos, atuando junto ao Mestrado Profissiona da mesma área.

Publicado

04-09-2017

Como Citar

COSTA, D. M.; GHISLENI, A. C. Formação de equipes gestoras:: uma proposta em favor da humanização e da diversidade. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 19, n. 2, 2017. DOI: 10.22483/2177-5796.2017v19n2p379-396. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2876. Acesso em: 4 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos