Improvisações formativas em encontros com professoras/es-formadoras/es

Autores

  • Marcia Regina Gobatto Universidade Federal de Uberlândia
  • Daniela Franco Carvalho Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n2p437-454

Resumo

A intencionalidade principal da pesquisa se deu no desejo de cartografar nossos movimentos formativos enquanto doze professoras/es-formadoras/es do/com o Centro de Formação e Atualização dos profissionais da Educação Básica do estado de Mato Grosso (Cefapro/MT), movimentos estes que transbordam para tempos e espaços que vão além e aquém de seu território. Uma cartografia que buscou adentrar na movimentação molecular que tece o cotidiano, através de encontros. Encontros provocados pelo ritornelo, na intenção do desencadeamento da formação-ritornelo. Encontros que são composições de vida, um devir outro de nós mesmas/os, na tentativa de experimentar responder nossos questionamentos e angústias. Cartografia do acontecimento, do experimentar caminhos outros necessários para mover o pensamento e desencadear uma possível transformação da compreensão que temos hoje da palavra formação. Um movimento do caminhar com a formação, (re)inventando-a. Improvisação formativa.

 

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Biografia do Autor

Daniela Franco Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia

Co-autora e Orientadora do artigo.

Licenciada em Ciências Biológicas (1997), com mestrado em Ciência de Alimentos (2000) e doutorado em Educação (2006), pela Universidade Estadual de Campinas. Atua como professora no Instituto de Biologia e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. 

Publicado

04-09-2017

Como Citar

GOBATTO, M. R.; CARVALHO, D. F. Improvisações formativas em encontros com professoras/es-formadoras/es. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 19, n. 2, 2017. DOI: 10.22483/2177-5796.2017v19n2p437-454. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2984. Acesso em: 28 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos