Pesquisa com crianças:
possibilidades e desafios de participação
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2018v20n3p693-705Resumo
Com base no construto teórico da Sociologia da Infância, este texto emerge com reflexões a respeito dos estudos da criança, enfocando a crescente participação das crianças nas investigações científicas, uma vez que a participação ativa delas como protagonistas constitui-se uma tendência contemporânea que envolve novas possibilidades teórico-metodológicas e muitos desafios. Nesta perspectiva, considerando a pesquisa de abordagem qualitativa, do ponto de vista metodológico a investigação de cunho etnográfico mostra-se uma possibilidade extremamente válida no que se refere à pesquisa com crianças, permitindo que as crianças assumam o lugar de sujeitos nas investigações, sendo consideradas como atores sociais, produtores de sentido e participativos das atividades sociais nas quais estão envolvidas captando o entorno social e os contextos culturais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .