A Institucionalização da Coordenação Pedagógica na Educação da Infância em São Caetano do Sul
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n2p559-582Resumo
Esta pesquisa, de natureza qualitativa, analisou a atuação do Professor Auxiliar de Direção (Proaudi) nas escolas de educação infantil de São Caetano do Sul, no estado de São Paulo, a qual se revelou ligada à coordenação pedagógica. Os dados, obtidos por meio de entrevista semiestruturada e tratados na perspectiva da teoria fundamentada, conduziram a resultados que sinalizam que os Proaudi desenvolvem um trabalho efetivo de formação de professores e de acompanhamento da aprendizagem das crianças das escolas de educação infantil. Foi constatado também que os Proaudi, por vezes, realizam tarefas inerentes aos aspectos administrativos da gestão escolar, tal como ocorre com os coordenadores pedagógicos, mas, em volume bem menor quando comparada à dimensão pedagógica. Contudo, apesar da institucionalização do Proaudi entre os professores e gestores das escolas de educação infantil, a função não é regulamentada, motivo pelo qual a escolha dos candidatos se dá pela indicação dos diretores de escola, cujos critérios não são definidos previamente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .