Programa Permanente de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente - PRODOC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n2p637-648

Resumo

Este artigo, de natureza bibliográfica e exploratória, é originário de uma pesquisa maior voltada para o mapeamento, em universidades federais mineiras, de programas de formação pedagógica continuada do professor do ensino superior. Seu objetivo é apresentar o resultado de mapeamento realizado junto a uma das instituições abarcadas no processo de levantamento e identificação de programas de desenvolvimento profissional docente. Trata-se da Universidade Federal de Alfenas, situada no sul de Minas Gerais, e seu Programa de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente, cujo objetivo consiste na promoção do aprimoramento pedagógico dos docentes da UNIFAL-MG. Mediante o resultado do estudo, destaca-se, dentre outras considerações, que tal Programa de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente revela-se como uma iniciativa que coaduna com a atual exigência de formação continuada para a docência na educação superior. E, ainda, que sua institucionalização constitui-se em um importante espaço que aproxima os professores de uma perspectiva de profissionalização da docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata de Almeida Vieira, UNICENTRO

Possui Licenciatura em Pedagogia, Especialização em Psicologia Histórico-Cultural, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Tem se dedicado ao ensino em cursos de Graduação e à pesquisas no campo da formação de professores para a educação básica e ensino superior. Colabora con el Proyecto de Innovación Educativa "Design Thinkers y Makers" (Espanha).

Publicado

30-08-2019

Como Citar

VIEIRA, Renata de Almeida. Programa Permanente de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente - PRODOC. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 21, n. 2, 2019. DOI: 10.22483/2177-5796.2019v21n2p637-648. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3351. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática - Gestão Educacional