O que pode a pergunta-criança na formação de professoras/es? Algumas experimentações teórico-práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n2p321-339

Palavras-chave:

Pergunta-criança, Devir-criança, Pedagogia.

Resumo

Este artigo aborda a problematização: O que podem as perguntas das crianças, tomadas como problemas de estudo e pesquisa, num espaço de formação de futuros/as pedagogos/as? Vinculado às experiências das pesquisadoras/docentes no processo de desenvolvimento de uma disciplina em um curso de Pedagogia, sob uma perspectiva filosófica da criança, o caminho metodológico se deu a partir do processo investigativo sobre as perguntas-crianças, acreditando que as mesmas não configuram unicamente uma estratégia para ensinar Ciências, mas, sobretudo de aprender, aprender a entrar em contato com aquilo que não é dado a priori, que ensejam novos modos de desejar-conhecer o mundo da criança, como percebem-relacionam com os acontecimentos científicos, como existem no e para o mundo. Experimenta-se um movimento que comece com povoar no mundo um devir-criança, uma pergunta-criança em nós.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Copetti Dalmaso, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, Brasil. Professor Adjunto I da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil.

Marilda Oliveira de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professora Titular do Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Licenciada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Santa Maria. Bacharel em Desenho e Plástica (Cerâmica) pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Antropologia Social pela Universidad de Barcelona, Espanha e Doutora em História, Geografia e História da Arte pela Universidad de Barcelona, Espanha. Atua na Graduação no Curso de Licenciatura em Artes Visuais. 

Fernanda Monteiro Rigue, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Licenciada em Química pelo Instituto Federal Farroupilha e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) pela Universidade Federal de Santa Maria, Brasil.
Consultora e Formadora do Aura Assessoria Educacional e Institucional , Brasil

Referências

AITKEN, Stuart. Geografias de berço e as contratopografias da infância. In: ABRAMOWICZ, Anete; TEBET, Tebet (org.). Infância e pós-estruturalismo. São Paulo: Porto de Ideias, 2017. p. 81-110.

CORAZZA, Sandra Mara. O que se transcria em educação? Porto Alegre: UFRGS, 2013.

CORRÊA, Guilherme Carlos; PREVE, Ana Maria. A educação e a maquinaria escolar: produção de subjetividades, biopolítica e fugas. Revista de Estudos Universitários, Sorocaba, v. 37, n. 2, p. 181-202, dez. 2011. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/reu/article/view/652. Acesso em: 2 set. 2019.

DALMASO, Alice Copetti; OLIVEIRA, Marilda Oliveira de; CORRÊA, Guilherme Carlos. Pergunta-Criança: uma estratégia de aprender (e ensinar) ciências. Revista Tempos e Espaços em Educação, Sergipe, v. 11, n. 25, p. 213-225, 2018.

DANIEL CIÊNCIA. O sol está muito longe da Terra? Brasil, 3 mar. 2016. 1 vídeo (3:34 mim). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zlrXjZR8sX0. Acesso em: 2 set 2019.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: 34, 1997. v. 4.

OLIVEIRA, Renato Salgado de Melo. Histórias do mar: divagação científica, biotecnologias e RPG. 2011. Dissertação (Mestrado em Divulgação Científica e Cultural) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.

OLSSON, Liselott Mariett. Taking children’s questions seriously: the need for creative thought. Global Studies of Childhood, Pennsylvania, v. 3, n. 3, p. 230-253, 2013.

SARDI, Rosana Aparecida Fernandes. Perguntas-máquinas. Childhood e philosophy, Rio de Janeiro, v. 6, n. 3, p. 227-240, jul./dez. 2007.

SIQUEIRA, Juliano. Conhecer com vontade: entrevista com Guilherme Corrêa. Brasil, 11 ago. 2009. 1 vídeo (4:32 mim). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pJRu3kN-Mp4. Acesso em: 2 set 2019.

TEBET, Gabriela. Desemaranhar as linhas de infância: elementos para uma cartografia. In: ABRAMOWICZ, Anete; TEBET, Tebet (org.). Infância e pós-estruturalismo. São Paulo: Porto de Ideias, 2017. p. 135-156.

Downloads

Publicado

30-08-2021

Como Citar

DALMASO, Alice Copetti; DE OLIVEIRA, Marilda Oliveira; RIGUE, Fernanda Monteiro. O que pode a pergunta-criança na formação de professoras/es? Algumas experimentações teórico-práticas. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 23, n. 2, p. 321–339, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n2p321-339. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3766. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Formação de professores