Formação inicial docente para atuação na educação de jovens, adultos e idosos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4141

Palavras-chave:

formação inicial docente, currículo, EJAI.

Resumo

Este artigo discute a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) na formação inicial docente, com base em resultados de uma investigação sobre concepções de professores e alunos de licenciaturas em Matemática, Letras e Pedagogia de uma universidade do oeste da Bahia sobre essa temática. Foram analisadas as diretrizes curriculares nacionais (DCN) e currículos desses cursos, além dos dados obtidos com aplicação de questionário aos participantes, em setembro de 2019. As DCN e os currículos analisados não contemplam alunos idosos e, na concepção dos pesquisados, existem ações frágeis e pontuais nesses cursos sobre a inclusão dos idosos na EJAI, o que evidencia a necessidade de políticas públicas para a formação inicial docente voltada para a atuação na EJAI e do fortalecimento das existentes.

   

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosimeire Aparecida Soares Borges, Universidade do Vale do Sapucaí

    Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo, tendo realizado o Estágio de doutoramento na Escola Superior de Educação de Lisboa/Portugal. Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática na Universidade Anhanguera de São Paulo. Mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí -UNIVÁS, Pouso Alegre/MG. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação e Tecnolog, juntamente com a professora Aparecida Rodrigues Silva Duarte. Membro do grupo de pesquisa GHEMAT Brasil, liderado por Wagner Rodrigues Valente.

  • Arivaldo Ferreira de Souza, Secretaria Estadual de Educação da Bahia

    Possui graduação em Geografia (licenciatura) pela Universidade de Pernambuco - UPE, Campus Petrolina, Mestrado em Educação pela Universidade Vale do Sapucaí - UNIVÁS, Pouso Alegre - MG. Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Faculdade de Educação São Luís - FESL-SP, (2018) e pós-graduado em Educação de Jovens e Adultos pela Faculdade Integrada de Araguatins - FAIARA - TO (2019), pós-graduando em Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas pela Faculdade Metropolitana de Ribeirão Preto- FAMEESP (2020). Aluno Especial do Doutorado em Educação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2020). 

Downloads

Publicado

22-03-2023

Edição

Seção

Artigos de Demanda

Como Citar

Formação inicial docente para atuação na educação de jovens, adultos e idosos. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023004, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id4141. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4141. Acesso em: 15 dez. 2025.