Formação inicial docente para atuação na educação de jovens, adultos e idosos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4141

Palavras-chave:

formação inicial docente, currículo, EJAI.

Resumo

Este artigo discute a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) na formação inicial docente, com base em resultados de uma investigação sobre concepções de professores e alunos de licenciaturas em Matemática, Letras e Pedagogia de uma universidade do oeste da Bahia sobre essa temática. Foram analisadas as diretrizes curriculares nacionais (DCN) e currículos desses cursos, além dos dados obtidos com aplicação de questionário aos participantes, em setembro de 2019. As DCN e os currículos analisados não contemplam alunos idosos e, na concepção dos pesquisados, existem ações frágeis e pontuais nesses cursos sobre a inclusão dos idosos na EJAI, o que evidencia a necessidade de políticas públicas para a formação inicial docente voltada para a atuação na EJAI e do fortalecimento das existentes.

   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosimeire Aparecida Soares Borges, Universidade do Vale do Sapucaí

Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo, tendo realizado o Estágio de doutoramento na Escola Superior de Educação de Lisboa/Portugal. Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática na Universidade Anhanguera de São Paulo. Mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí -UNIVÁS, Pouso Alegre/MG. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação e Tecnolog, juntamente com a professora Aparecida Rodrigues Silva Duarte. Membro do grupo de pesquisa GHEMAT Brasil, liderado por Wagner Rodrigues Valente.

Arivaldo Ferreira de Souza, Secretaria Estadual de Educação da Bahia

Possui graduação em Geografia (licenciatura) pela Universidade de Pernambuco - UPE, Campus Petrolina, Mestrado em Educação pela Universidade Vale do Sapucaí - UNIVÁS, Pouso Alegre - MG. Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Faculdade de Educação São Luís - FESL-SP, (2018) e pós-graduado em Educação de Jovens e Adultos pela Faculdade Integrada de Araguatins - FAIARA - TO (2019), pós-graduando em Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas pela Faculdade Metropolitana de Ribeirão Preto- FAMEESP (2020). Aluno Especial do Doutorado em Educação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2020). 

Downloads

Publicado

22-03-2023

Como Citar

BORGES, R. A. S.; SOUZA, A. F. de. Formação inicial docente para atuação na educação de jovens, adultos e idosos. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023004, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id4141. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4141. Acesso em: 30 set. 2023.

Edição

Seção

Artigos de Demanda