O SAEB e o cotidiano escolar em Manaus-AM

reflexões sobre as avaliações externas, o ensino e a aprendizagem a partir do PIBID/UFAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4178

Palavras-chave:

avaliação, cotidiano escolar, PIBID.

Resumo

Onipresentes no atual cenário educacional ao redor do mundo, as avaliações de larga escala constituem o tema sobre o qual nos debruçamos neste artigo. Parte-se da consolidação do macrossistema de avaliação da educação no Brasil para tratar, mais especificamente, do cenário amazonense. Com o objetivo de promover uma correlação entre avaliações de larga escala e processos de ensino e aprendizagem no interior das escolas, tomou-se à análise os impactos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) sobre o cotidiano dos sujeitos escolares – para tal, uma escola da rede estadual de ensino, localizada na Zona Leste de Manaus, constituiu o lócus de análise. Ao situarmo-nos na Sociologia Política da Educação, nosso design metodológico contemplou: uma abordagem qualitativa, acompanhada de um estudo de caso, da observação participante e do relato de experiência ligado à participação de estudantes de graduação em Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O estudo revelou os impactos das políticas de avaliação da educação básica sobre o cotidiano escolar na cidade de Manaus, com destaque para o lugar privilegiado que os rankings de resultados, índices e posições obtidas passaram a ocupar no vocabulário e nas preocupações dos sujeitos escolares, bem como para a troca das relações de ensino e aprendizagem por um treinamento voltado exclusivamente para responder aos testes previstos nas avaliações externas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Ferreira da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas, Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa, com bolsa Erasmus Mundus da União Europeia - título revalidado no Brasil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Pós-doutorado em Sociologia Política na Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas, onde atua também como Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação. 

Caroline Oliveira da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Estudante de licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas.

Miriane Feitoza dos Santos , Universidade Federal do Amazonas

Estudante de licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas.

Downloads

Publicado

18-12-2023

Como Citar

SILVA, Camila Ferreira da; SILVA, Caroline Oliveira da; DOS SANTOS , Miriane Feitoza. O SAEB e o cotidiano escolar em Manaus-AM: reflexões sobre as avaliações externas, o ensino e a aprendizagem a partir do PIBID/UFAM. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023046, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id4178. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4178. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda