O cenário da inclusão educacional a partir do encaminhamento escolar para identificação de altas habilidades/superdotação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4571

Palavras-chave:

altas habilidades/superdotação, avaliação psicopedagógica, educação inclusiva.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de  analisar como acontece o encaminhamento para avaliação psicopedagógica dos estudantes com características de altas habilidades/superdotação matriculados nos 5º anos, das escolas estaduais de Campo Grande/MS. Como procedimentos metodológicos para coleta de dados utilizou-se a análise documental e dados do Projeto Piloto de Identificação de Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), desenvolvido pelo Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação. Conclui-se que a inclusão escolar dos estudantes com altas habilidades está acontecendo de forma lenta e insignificante, visto o número de estudantes identificados e os que são encaminhados pelos professores do ensino regular para avaliação e identificação. Isso pode ter ocorrido ou pelo grande número de estudantes faltosos, ou pela falta de conhecimento dos professores sobre as diferentes características dos estudantes, o que não condiz com os princípios do direito educacional e da educação inclusiva, necessitando assim, de políticas públicas prioritárias isso ocorra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscilla Basmage Lemos Drulis, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Católica Dom Bosco. Pós-graduada em Educação Especial pela Universidade São Luís. E pós-graduada em Gestão Escolar, Supervisão e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Doutoranda em Educação na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Vera Lucia Gomes , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ

Doutora em Educação pela UCDB, mestra em Educação ela Universidade Católica Dom Bosco, pós graduada em Educação Especial e Inclusiva pela UNIDERP, psicopedagoga, graduação em Pedagogia. 

Rita de Fátima da Silva Rosas de Castro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Professora de Educação Física pela Faculdade Adventista de Hortolândia. Especialista em Educação Especial. Possui mestrado e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Pós doutorado na Universidade de Barcelona. 

Downloads

Publicado

03-10-2023

Como Citar

DRULIS, Priscilla Basmage Lemos; GOMES , Vera Lucia; CASTRO, Rita de Fátima da Silva Rosas de. O cenário da inclusão educacional a partir do encaminhamento escolar para identificação de altas habilidades/superdotação. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023030, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id4571. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4571. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda