O cenário da inclusão educacional a partir do encaminhamento escolar para identificação de altas habilidades/superdotação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4571

Palavras-chave:

altas habilidades/superdotação, avaliação psicopedagógica, educação inclusiva.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de  analisar como acontece o encaminhamento para avaliação psicopedagógica dos estudantes com características de altas habilidades/superdotação matriculados nos 5º anos, das escolas estaduais de Campo Grande/MS. Como procedimentos metodológicos para coleta de dados utilizou-se a análise documental e dados do Projeto Piloto de Identificação de Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), desenvolvido pelo Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação. Conclui-se que a inclusão escolar dos estudantes com altas habilidades está acontecendo de forma lenta e insignificante, visto o número de estudantes identificados e os que são encaminhados pelos professores do ensino regular para avaliação e identificação. Isso pode ter ocorrido ou pelo grande número de estudantes faltosos, ou pela falta de conhecimento dos professores sobre as diferentes características dos estudantes, o que não condiz com os princípios do direito educacional e da educação inclusiva, necessitando assim, de políticas públicas prioritárias isso ocorra.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Priscilla Basmage Lemos Drulis, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Católica Dom Bosco. Pós-graduada em Educação Especial pela Universidade São Luís. E pós-graduada em Gestão Escolar, Supervisão e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Doutoranda em Educação na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

  • Vera Lucia Gomes , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ

    Doutora em Educação pela UCDB, mestra em Educação ela Universidade Católica Dom Bosco, pós graduada em Educação Especial e Inclusiva pela UNIDERP, psicopedagoga, graduação em Pedagogia. 

  • Rita de Fátima da Silva Rosas de Castro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Professora de Educação Física pela Faculdade Adventista de Hortolândia. Especialista em Educação Especial. Possui mestrado e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Pós doutorado na Universidade de Barcelona. 

Downloads

Publicado

03-10-2023

Edição

Seção

Artigos de Demanda

Como Citar

O cenário da inclusão educacional a partir do encaminhamento escolar para identificação de altas habilidades/superdotação. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023030, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id4571. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4571. Acesso em: 14 dez. 2025.