Ensino remoto emergencial

o caso do curso de serviço social em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id5056

Palavras-chave:

ensino remoto, consequência da pandemia no ensino, serviço social.

Resumo

O presente estudo, de natureza descritiva, pretende compreender a perceção dos docentes, durante os confinamentos, acerca do tipo de metodologias de ensino-aprendizagem e avaliação, do impacto no processo de aprendizagem, concretização dos objetivos e competências, dos principais limites e ganhos.  O instrumento para recolha de dados foi o inquérito a docentes da licenciatura em serviço social. No que se refere ao processo de aprendizagem verificou-se maior dificuldade de concentração dos alunos e constantes problemas técnicos e de acesso à internet. O distanciamento foi o principal impacto na relação aluno-professor. Os objetivos e competências foram para a maioria parcialmente atingidos, realçando-se a distinção, para a sua concretização, entre aulas teóricas, teórico-práticas e estágio. A aquisição de competências relacionais, de argumentação e exposição oral foram as mais prejudicadas, mas, por outro lado, aprofundaram outras. Assistiu-se a uma transposição das metodologias do ensino presencial para o online com consequências para docentes e discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline Marques, Universidade Lusófona de Lisboa

Doutora em Serviço Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa. Mestre em Serviço Social, pela Escola Superior de Altos Estudos. Professora Auxiliar da Universidade Lusófona de Lisboa, Instituto de Serviço Social.

Ana Paula Garcia, Universidade Lusófona de Lisboa

Doutora em Ciências Sociais Especialização em Serviço Social pela Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Mestre em Serviço Social e Política Social pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Professora da Universidade Lusófona de Lisboa, Instituto de Serviço Social.  

 

Downloads

Publicado

07-06-2023

Como Citar

MARQUES, Jacqueline; GARCIA, Ana Paula. Ensino remoto emergencial: o caso do curso de serviço social em Portugal . Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023011, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id5056. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5056. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática - Educação no contexto da Pandemia da COVID-19