A educação de crianças vítimas de escalpelamento

um olhar para a Amazônia Paraense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id5176

Palavras-chave:

classe hospitalar, educação, escalpelamento.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo refletir sobre o escalpelamento por motor de barco na Amazônia Paraense e o atendimento educacional das crianças vitimadas, considerando o contexto social e os impactos do acidente. A pesquisa é de abordagem qualitativa de cunho documental. Para o desenvolvimento do estudo foram selecionados os documentos publicados entre os anos de 2015 e 2022 e disponibilizados em mídias digitais. As análises revelam que o atendimento educacional para as crianças vítimas de escalpelamento é realizado, principalmente, por meio da classe hospitalar, sendo desenvolvidos conteúdos curriculares integrados a aspectos do contexto ribeirinho. Conclui-se que a continuidade do atendimento educacional para a vítima é necessária e que o escalpelamento afeta a criança em sua dimensão física, emocional, educacional e social. Consiste em tragédia silenciosa situada no contexto de extrema desigualdade, desvelando uma sociedade que permanece omissa diante do sofrimento que atinge inúmeras meninas brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmem Lucia Artioli Rolim, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em educação pela Uniso. Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Tocantins. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins.

 

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação pela PUC-SP e UNAM-UAM-Iztapalapa - México.  Pós-doutora em Educação pela PUC-Rio. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade e Coordenadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire – NEP e Cátedra Paulo Freire da Amazônia da Universidade do Estado do Pará. Bolsista Produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

18-12-2023

Como Citar

ROLIM, Carmem Lucia Artioli; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. A educação de crianças vítimas de escalpelamento: um olhar para a Amazônia Paraense. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023047, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id5176. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5176. Acesso em: 23 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda