Os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem e a quebra de barreiras ao ensino de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5219

Palavras-chave:

desenho universal para a aprendizagem, ensino de química, barreiras.

Resumo

O ensino de Química pode apresentar muitas barreiras e desafios para estudantes com deficiência, especialmente devido à abstração dos conceitos e à experimentação. No entanto, acreditamos que o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) pode tornar esse ensino mais acessível. Neste estudo, investigamos como a aplicação dos princípios do DUA no ensino de Química pode eliminar essas barreiras e melhorar o processo de ensino e aprendizagem para todos os estudantes. A pesquisa foi realizada com uma turma do 1º ano do ensino médio, na qual 3 estudantes com deficiência estavam incluídos, utilizando uma unidade didática multiestratégica que respeitou a diversidade dos estudantes. Os resultados mostraram que os estudantes se sentiram ativos e protagonistas no processo de aprendizagem, e que as barreiras identificadas por 10 professores participantes da pesquisa foram eliminadas com a aplicação dos princípios do DUA. A implementação de estratégias diversificadas, como o uso de recursos visuais, atividades práticas adaptadas e a identificação de estilos de aprendizagem, facilitou a compreensão dos conteúdos por parte dos estudantes com deficiência e promoveu um ambiente inclusivo para todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samara de Oliveira Pereira, Universidade Federal do Pampa

Possui licenciatura em Química (UNIPAMPA). Especialista em Gestão de Processos Industriais Químicos (UNIPAMPA). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino (UNIPAMPA) com bolsa pelo Edital 18/2020 - Apoio aos Programas de Pós-Graduação emergentes e em consolidação em áreas prioritárias nos Estados - CAPES/FAPERGS.  

Claudete da Silva Lima Martins, Universidade Federal do Pampa

Possui licenciatura em Pedagogia, com especializações na área da Educação Especial (URCAMP-UFSM), mestrado e doutorado na área da Educação (UFPEL). Professora na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, atuando no Campus Bagé como docente dos cursos de licenciatura e de pós-graduação stricto sensu no Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE). Atualmente, é coordenadora do Programa de extensão Tertúlias Pedagógicas Inclusivas no Pampa na UNIPAMPA. 

Downloads

Publicado

26-09-2024

Como Citar

PEREIRA, Samara de Oliveira; MARTINS, Claudete da Silva Lima. Os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem e a quebra de barreiras ao ensino de Química. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024042, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5219. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5219. Acesso em: 25 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda