Os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem e a quebra de barreiras ao ensino de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5219

Palavras-chave:

desenho universal para a aprendizagem, ensino de química, barreiras.

Resumo

O ensino de Química pode apresentar muitas barreiras e desafios para estudantes com deficiência, especialmente devido à abstração dos conceitos e à experimentação. No entanto, acreditamos que o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) pode tornar esse ensino mais acessível. Neste estudo, investigamos como a aplicação dos princípios do DUA no ensino de Química pode eliminar essas barreiras e melhorar o processo de ensino e aprendizagem para todos os estudantes. A pesquisa foi realizada com uma turma do 1º ano do ensino médio, na qual 3 estudantes com deficiência estavam incluídos, utilizando uma unidade didática multiestratégica que respeitou a diversidade dos estudantes. Os resultados mostraram que os estudantes se sentiram ativos e protagonistas no processo de aprendizagem, e que as barreiras identificadas por 10 professores participantes da pesquisa foram eliminadas com a aplicação dos princípios do DUA. A implementação de estratégias diversificadas, como o uso de recursos visuais, atividades práticas adaptadas e a identificação de estilos de aprendizagem, facilitou a compreensão dos conteúdos por parte dos estudantes com deficiência e promoveu um ambiente inclusivo para todos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Samara de Oliveira Pereira, Universidade Federal do Pampa

    Possui licenciatura em Química (UNIPAMPA). Especialista em Gestão de Processos Industriais Químicos (UNIPAMPA). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino (UNIPAMPA) com bolsa pelo Edital 18/2020 - Apoio aos Programas de Pós-Graduação emergentes e em consolidação em áreas prioritárias nos Estados - CAPES/FAPERGS.  

  • Claudete da Silva Lima Martins, Universidade Federal do Pampa

    Possui licenciatura em Pedagogia, com especializações na área da Educação Especial (URCAMP-UFSM), mestrado e doutorado na área da Educação (UFPEL). Professora na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, atuando no Campus Bagé como docente dos cursos de licenciatura e de pós-graduação stricto sensu no Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE). Atualmente, é coordenadora do Programa de extensão Tertúlias Pedagógicas Inclusivas no Pampa na UNIPAMPA. 

Publicado

2024-09-26

Edição

Secção

Artigos de Demanda

Como Citar

Os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem e a quebra de barreiras ao ensino de Química. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024042, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5219. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5219. Acesso em: 13 dez. 2025.