Educação Ambiental Popular

possibilidade metodológica para problematização de questões socioambientais no Igarapé da Fortaleza/AP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5331

Palavras-chave:

questões socioambientais, possibilidade metodológica, educação ambiental popular.

Resumo

Este artigo derivou da pesquisa realizada para dissertação de mestrado – apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (PPGED/Unifap) em 2019. Instigada pelo objetivo geral de analisar se a Educação Ambiental Popular, como possibilidade metodológica, pode contribuir para a problematização das questões socioambientais no Igarapé da Fortaleza; a pesquisa teve como arrimo os métodos histórico e dialético e se pautou na abordagem qualitativa. Dentre os resultados, a pesquisa apontou que as questões socioambientais no Igarapé da Fortaleza resultam da ocupação desordenada daquele espaço, a despeito de estar situado em uma Área de Proteção Ambiental. Além disso, a prática pedagógica realizada com os moradores se apresentou como uma alternativa viável para desvelar situações, muitas vezes, invisibilizadas pela própria comunidade.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Conceição da Rocha Campos , Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Mestrado em Educação  pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). 

Eliana do Socorro de Brito Paixão, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá, Graduação em Ciências Contábeis pelo Centro de Ensino Superior do Amapá e realiza Estágio Pós-doutoral na Universidade Federal do Pará. É professora permanente da Universidade Federal do Amapá e no Programa de Pós-graduação em Educação. 

Downloads

Publicado

29-08-2024

Como Citar

CAMPOS , Marcelo Conceição da Rocha; PAIXÃO, Eliana do Socorro de Brito. Educação Ambiental Popular: possibilidade metodológica para problematização de questões socioambientais no Igarapé da Fortaleza/AP. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024027, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5331. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5331. Acesso em: 12 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda