Análise e (re)estruturação de um plano de aula fundamentado nos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem - DUA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5454

Palavras-chave:

desenho universal para aprendizagem, plano de aula de Língua Portuguesa, aprendizado.

Resumo

A presente pesquisa tem como proposta a análise e uma possível (re) estruturação de um plano de aula fundamentado nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), com o objetivo central de verificar se o plano de aula do componente curricular de Língua Portuguesa do 4º ano do Ensino Fundamental I, de uma Escola da Rede Estadual de Ensino localizada no município de Parintins/Amazonas, apresenta alguma característica da abordagem do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e propor alterações. Assim, partindo das investigações realizadas no âmbito da própria escola, intentou-se (re) estruturá-lo de acordo com os princípios do DUA, com a finalidade de tornar o aluno participante do seu próprio aprendizado nas aulas, impactando positivamente no dialógico processo de ensino-aprendizagem. Nossa metodologia se baseou em uma abordagem qualitativa na análise documental e bibliográfica. Por fim, o plano foi (re) estruturado para contribuir com os professores e nortear os planejamentos que atendam à diversidade presente na sala de aula, em uma perspectiva inclusiva, para que todos avancem na sua aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcenildes Pires Teixeira, Universidade Federal de Roraima - UFRR

Possui graduação em licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA e em Educação Especial pela Faculdade Iguaçu. Mestrado em andamento em Educação Inclusiva pelo PROFEI pela Universidade Federal de Roraima- UFRR. Atualmente é pedagoga e professora de educação especial em escola da rede pública de ensino no Estado do Amazonas- SEDUC/AM.

Haciane Moreira da Silva Teixeira , Universidade Fedral de Roraima - UFRR

Possui graduação em Licenciatura em Letras/Língua Portuguesa e Língua Espanhola pela Universidade Estadual de Roraima (UERR), licenciada em Pedagogia pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM), e Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em educação Inclusiva - PROFEI. Atualmente sou professora pela Prefeitura Municipal de Pacaraima, e no Governo do Estado de Roraima como professora de Língua Espanhola.

Marcelo Naputano, Universidade Fedral de Roraima - UFRR

Possui Graduação (Bacharel) em História pela Universidade de São Paulo (USP), Graduação em Psicologia (Bacharel/Licenciatura/Formação de Psicólogo) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP, Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP. Atualmente é Professor efetivo do curso de Psicologia da Universidade Federal de Roraima/UFRR.

Downloads

Publicado

23-09-2024

Como Citar

TEIXEIRA, Alcenildes Pires; TEIXEIRA , Haciane Moreira da Silva; NAPUTANO, Marcelo. Análise e (re)estruturação de um plano de aula fundamentado nos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem - DUA. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024039, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5454. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5454. Acesso em: 25 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Processo formativo nas culturas midiática e tecnológica