Análise e (re)estruturação de um plano de aula fundamentado nos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem - DUA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5454

Palavras-chave:

desenho universal para aprendizagem, plano de aula de Língua Portuguesa, aprendizado.

Resumo

A presente pesquisa tem como proposta a análise e uma possível (re) estruturação de um plano de aula fundamentado nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), com o objetivo central de verificar se o plano de aula do componente curricular de Língua Portuguesa do 4º ano do Ensino Fundamental I, de uma Escola da Rede Estadual de Ensino localizada no município de Parintins/Amazonas, apresenta alguma característica da abordagem do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e propor alterações. Assim, partindo das investigações realizadas no âmbito da própria escola, intentou-se (re) estruturá-lo de acordo com os princípios do DUA, com a finalidade de tornar o aluno participante do seu próprio aprendizado nas aulas, impactando positivamente no dialógico processo de ensino-aprendizagem. Nossa metodologia se baseou em uma abordagem qualitativa na análise documental e bibliográfica. Por fim, o plano foi (re) estruturado para contribuir com os professores e nortear os planejamentos que atendam à diversidade presente na sala de aula, em uma perspectiva inclusiva, para que todos avancem na sua aprendizagem.

Downloads

Biografia do Autor

Alcenildes Pires Teixeira, Universidade Federal de Roraima - UFRR

Possui graduação em licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA e em Educação Especial pela Faculdade Iguaçu. Mestrado em andamento em Educação Inclusiva pelo PROFEI pela Universidade Federal de Roraima- UFRR. Atualmente é pedagoga e professora de educação especial em escola da rede pública de ensino no Estado do Amazonas- SEDUC/AM.

Haciane Moreira da Silva Teixeira , Universidade Fedral de Roraima - UFRR

Possui graduação em Licenciatura em Letras/Língua Portuguesa e Língua Espanhola pela Universidade Estadual de Roraima (UERR), licenciada em Pedagogia pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM), e Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em educação Inclusiva - PROFEI. Atualmente sou professora pela Prefeitura Municipal de Pacaraima, e no Governo do Estado de Roraima como professora de Língua Espanhola.

Marcelo Naputano, Universidade Fedral de Roraima - UFRR

Possui Graduação (Bacharel) em História pela Universidade de São Paulo (USP), Graduação em Psicologia (Bacharel/Licenciatura/Formação de Psicólogo) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP, Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP. Atualmente é Professor efetivo do curso de Psicologia da Universidade Federal de Roraima/UFRR.

Downloads

Publicado

23-09-2024

Como Citar

TEIXEIRA, Alcenildes Pires; TEIXEIRA , Haciane Moreira da Silva; NAPUTANO, Marcelo. Análise e (re)estruturação de um plano de aula fundamentado nos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem - DUA. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024039, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5454. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5454. Acesso em: 27 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Processo formativo nas culturas midiática e tecnológica