Processos formativos e a tessitura da professoralidade

o Programa Municipal de Letramento e Alfabetização (PROMLA) em questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2026v28id5463

Palavras-chave:

formação de professores, professoralidade, políticas municipais de formação continuada de professores.

Resumo

Neste trabalho, aborda-se um programa de formação continuada de professores, com enfoque nas experiências de formação em contexto dinamizadas. Parte-se do estudo dissertativo que teve como objetivo compreender as implicações do Programa Municipal de Letramento e Alfabetização (PROMLA), na tessitura da professoralidade dos professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Santa Maria/RS. A abordagem metodológica do estudo foi qualitativa do tipo estudo de caso, contemplando análise documental, questionários e entrevistas narrativas. A discussão proposta neste trabalho problematiza, a partir das narrativas com as professoras coordenadoras dos Anos Iniciais, o movimento dos processos de descentralização das formações em andamento na rede, as quais têm na Formação em Contexto a sua concretização.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Débora Pinheiro Pereira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Educação - PPGE/UFSM, vinculada a LP1: Docência, saberes e desenvolvimento profissional. Pós-graduada na Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, vinculada a LP2: Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. Acadêmica do curso de Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria. 

  • Ana Carla Hollweg Powaczuk, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Possui graduação no curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Gestão Educacional, Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós -Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Pós doutorado, vinculado a linha de pesquisa Formação e desenvolvimento profissional de professores. Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, vinculada ao Departamento de Metodologia do Ensino. 

Downloads

Publicado

13-02-2026

Edição

Seção

Artigos de Demanda

Como Citar

PEREIRA, Débora Pinheiro; POWACZUK, Ana Carla Hollweg. Processos formativos e a tessitura da professoralidade: o Programa Municipal de Letramento e Alfabetização (PROMLA) em questão. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 28, p. e026001, 2026. DOI: 10.22483/2177-5796.2026v28id5463. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5463. Acesso em: 15 fev. 2026.