Estado do conhecimento sobre a formação de professores para o magistério superior
elementos reflexos na perspectiva da pedagogia universitária
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2026v28id5472Palavras-chave:
formação de professores, magistério superior, pedagogia universitária.Resumo
A formação de professores para o magistério superior, como normatiza a LDB 9.394/96, se efetiva nos programas de pós-graduação stricto sensu. No entanto, nos programas de pós-graduação, a ênfase volta-se para a pesquisa. Esse fenômeno suscita preocupações, haja vista tratar-se de um espaço de formação nas instituições de ensino superior no país. O presente estudo teve como objetivo analisar aspectos relativos à formação de professores para atuar no magistério superior na perspectiva da pedagogia universitária. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, por meio da qual buscou-se conhecer o estado do conhecimento sobre a referida temática, por meio do levantamento da produção científica de autores que têm se dedicado ao tema investigado. Identificou-se que a dimensão pedagógica se encontra subjugada no processo de formação docente. Faz-se necessário instituir uma nova cultura acadêmica que assegure aos ingressos na pós-graduação uma formação pedagógica que possibilite o alargamento do pensamento autônomo e crítico, transpondo a simples transmissão do conhecimento. Sobretudo, uma formação que permita ao professor aprofundar-se nos contextos culturais, econômicos e sociais que submergem a trajetória das universidades na contemporaneidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Clarisse Silva Caetano, Jairo Antônio Paixao (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .
















