Rumo a uma plataforma de apoio ao multilinguismo de sinais

LESCO e LIBRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5477

Palavras-chave:

LESCO, LIBRAS, PIELS multilinguismo.

Resumo

O uso e o aprendizado das línguas de sinais interessa tanto às pessoas quanto aos ouvintes, pois garante o direito de acesso à informação para todos os tipos de pessoas. Portanto, criar tecnologias de apoio ao uso, aprimoramento e domínio das línguas de sinais é de vital importância, ainda mais se essas tecnologias apoiarem o multilinguismo em um mundo tão globalizado.   Por isso, o projeto PIELS, como plataforma internacional de publicação de línguas de sinais, busca unir o Insitituto Tecnológico da Costa Rica e universidades do estado de São Paulo, para enriquecer uma plataforma com conteúdos em LESCO e LIBRAS que apoiem o multilinguismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mario Chacón-Rivas, Dr.

Engenheiro de Computação e Mestre em ciência da computação pelo Instituto Tecnológico da Costa Rica. Doutor em Computação pela Universidade de Alicante, Espanha. Coordenador geral da Inclutec e professor na Escola de Computação do Instituto Tecnológico da Costa Rica. 

Klaus Schlunzen Junior , Universidade Estadual Paulista - UNESP

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. Professor livre-docente em Informática e Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, com estágio de Pós-doutoramento na Universitat de Barcelona.  É professor efetivo do Departamento de Estatística e do programa de Pós-graduação em Educação da FCT/Unesp.

Publicado

24-10-2024

Como Citar

CHACÓN-RIVAS, Mario; SCHLUNZEN JUNIOR , Klaus. Rumo a uma plataforma de apoio ao multilinguismo de sinais: LESCO e LIBRAS . Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024052, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5477. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5477. Acesso em: 1 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Processo formativo nas culturas midiática e tecnológica